Em vídeo, prefeito de Santa Maria pede que moradores sigam orientações da Defesa Civil
JOSÉ MAURO BATISTA – PARALELO 29*
O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, divulgou vídeo na terça-feira (7) apelando para que moradores de áreas de risco deixem suas casas devido à chuva prevista para esta quarta-feira (8). O apelo é dirigido principalmente à area que circunda o Morro do Cechella, no Bairro Itararé, limite com o Bairro Campestre do Menino Deus, onde já houve duas mortes por deslizamento.
“A partir de quarta-feira teremos chuvas fortes, pegando a Região Central. Isso é preocupante porque estamos com o solo muito encharcado, e aumenta o risco de deslizamento. Por isso, a gente está implorando: saim das áreas de risco, nos ajudem, façam a sua parte”, diz Pozobom.
O vice-prefeito Rodrigo Decimo reforça o apelo da Prefeitura, ressaltando que o momento é de seguir as orientações oficiais: “Peço que todos ouçam a Defesa Civil”, diz o vice-prefeito.
Na tarde dessa terça-feira, a Defesa Civil foi até a Rua Canário, no Itararé, onde mãe e filha morreram na semana passada, após um deslizamento.
Os servidores foram levar uma notificação extrajudicial (administrativa) dando ciência a moradores da situação local. Placas de interdição foram colocadas em pontos da rua.
Vídeo de assessora
Já na Vila Nossa Senhora Aparecida, conhecida como Churupa, que também fica no Bairro Itararé, a Defesa Civil acabou não indo na terça. Uma equipe de geólogos entrou na área de risco para verificar possíveis rachaduras.
O Paralelo 29 acompanhou as duas ações e gravou um vídeo em que uma assessora do vereador Paulo Ricardo Pedroso (PSD) orienta moradores a “não assinarem nada”. O vídeo repercutiu, e a assesora Luciane Moura e o próprio vereador enviaram notas ao Paralelo 29 dizendo que respeitam as orientações da Defesa Civil.
Retirada de moradores
Na sexta-feira (3), a Prefeitura conseguiu retirar mais de 350 moradores (84 famílias) das vilas Bilibio (Bairro Km 3) e Churupa. Segundo a Prefeitura, a evacuação ocorreu devido à possibilidade de deslizamentos de pedras das encostas dos morros em função da chuva.
As pessoas foram encaminhadas em ônibus até o Centro Desportivo Municipal (CDM), enquanto outros preferiram sair por conta própria em veículos particulares para a casa de parentes.
Vídeos divulgados no Instagram e em outras plataformas do Paralelo 29 mostram rachaduras na parte do morro que fica na Rua Canário. As imagens são impactantes.
(*Com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)