Abrigo montado na UFSM não está mais recebendo animais
A Prefeitura, por meio da Central de Bem-Estar Animal, e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) informou nesta segunda-feira (13) que o serviço Rede de Apoio para Animais Resgatados passa a não receber mais cães e gatos. Desde 5 de maio, 152 foram recebidos.
O abrigo para os bichinhos foi montado em pavilhão do Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia (PICT), antigo Centro de Eventos da UFSM, em Camobi, e começou a funcionar no dia 5 de maio.
Desde lá, oa 152 animais recebidos foram microchipados e tratados pelos voluntários, sendo a maioria encaminhada a lares temporários ou definitivos.
A vice-gerente do Hospital Veterinário Universitário (HVU), Anne Amaral, que atua no serviço Rede de Apoio para Animais Resgatados, conta que cinco animais estão internados no HVU ou em clínicas parceiras da iniciativa.
Buscas encerradas em áreas de risco
“Estamos suspendendo o recebimento de mais animais porque as áreas de risco já foram interditadas e as buscas nestes locais por cães e gatos estão encerradas. A partir de agora, a orientação é que animais resgatados sejam encaminhados para ONGs”, diz Anne Amaral.
Ela reforça que os animais que foram encaminhados ao pavilhão terão acompanhamento dos voluntários ainda nos próximos meses. O serviço dará apoio para a castração dos cães e gatos, bem como qualquer outro tipo de assistência.
A Rede de Apoio recebeu apenas animais encaminhados por Organizações Não Governamentais (ONGs) ou por grupos que tenham Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).
Todos os cães e gatos estão com fotos postadas no Instagram Animais SM para que os tutores possam ver os animais e buscá-los, ou em para serem adotados.
Para auxiliar o serviço, basta entrar em contato por meio do Instagram SOS Comunidades UFSM. Os voluntários darão informações do como é possível ajudar.
(Com informações de Joyce Noronha – Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)