Cerca de 5,5 mil pessoas circularam pelo Parque da Medianeira nesta sexta-feira (17), durante o evento de 166 anos de Santa Maria
JOYCE NORONHA – SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE SANTA MARIA
A solidariedade foi o presente para Santa Maria nesta sexta-feira (17), dia em que o Município completa 166 anos de emancipação e que foi marcado pelo ReViva Santa Maria e Abrace o RS, no Parque da Medianeira.
Durante o dia, foram arrecadados mais de 5 toneladas de roupas e 304,5 quilos de alimentos às vítimas das fortes chuvas que assolaram a cidade e o Estado.
Além do drive-thru de arrecadação de donativos, o Parque da Medianeira contou com praça de alimentação e atrações artísticas para a população. Cerca de 5,5 mil pessoas circularam pelo local.
Dos donativos arrecadados, as vestimentas foram encaminhadas à sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, onde passarão por triagem e depois, às famílias de Santa Maria atingidas pela enxurrada. Já os bens alimentícios foram encaminhados ao Banco de Alimentos de Santa Maria, que também fará o repasse às pessoas que precisam.
O evento também contou com o serviço de vacinação contra a gripe. Ao todo, foram aplicadas 776 doses no estande montado no Parque da Medianeira.
“Nós queríamos estar aqui festejando, celebrando mais um aniversário de Santa Maria, mas estamos aqui em solidariedade, em união, por todos aqueles que foram atingidos pelas fortes chuvas do final de abril e começo de maio. Pessoas perderam suas casas, perderam tudo que tinham e é neste momento que vemos como Santa Maria não fecha os olhos a quem precisa. Somos movidos por três palavras: fé, amor e esperança. E isso tudo conseguimos ver aqui no ReViva Santa Maria e Abrace o Rio Grande com as doações de roupas, de alimentos, no cuidado, no carinho que vem sendo entregue. Obrigada a todos vocês que estão aqui, que nos ajudam a ajudar quem mais precisa”, destaca o prefeito Jorge Pozzobom.
O vice Rodrigo Decimo também agradeceu às doações e à presença de todos no evento.
“Estamos, de fato, em um dia abençoado, com sol, temperatura amena, após tantos dias difíceis. Vemos aqui muita cumplicidade e união, para retomarmos a nossa jornada. Porque é isso que precisamos agora, levantarmos a cabeça e seguirmos em frente. A partir de agora, baixar a cabeça é apenas para fazermos uma oração, porque o importante está no futuro, e em garantirmos que toda Santa Maria tenha um futuro melhor”, pontuou Decimo.
A iniciativa também contou com missa na Basílica da Medianeira, apresentações musicais, uma benção para a cidade e mutirão da confecção de documentos para pessoas em vulnerabilidade.
O ReViva contou, ainda, com ações descentralizadas, como a Caravana do Abraço. Nesta atividade, o Trenzinho da Solidariedade, com artistas já conhecidos de Santa Maria, passou pelos bairros da cidade para espalhar música, abraços e mensagens de esperança.
A Caravana do Abraço foi liderada pelo personagem Vô Venâncio, que esteve acompanhado por integrantes das companhias Armazém e Entretenimento, Retalhos, Mágico Walkir e Estúdio de Teatro Taís Gauer. O trenzinho circulou pela Região Leste, pela manhã, e pelas regiões Norte, Sul e Oeste, à tarde.
Já nos abrigos da Igreja Santa Catarina e do Centro Desportivo Municipal (CDM), organizados pelo Executivo Municipal, a iniciativa foi “Abraço que abraça”, pensada para as crianças. O palhaço KatuPiry e o grupo especializado em educação e música Polly Divertida brincaram, cantaram e levaram risos e leveza para os pequenos e familiares que estão nos abrigos.
O ReViva Santa Maria e Abrace o RS terá mais atividades neste domingo (19), junto ao Brique da Vila Belga edição Solidariedade, que ocorre das 15h30min às 19h.
A iniciativa desta sexta-feira e deste domingo é realizado pela Prefeitura, com patrocínio da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).