Canoísta de Santa Maria venceu prova disputada nesta sexta-feira, em Curitiba, onde ela está buscando aperfeiçoamento
JOSÉ MAURO BATISTA – PARAELO 29
A canoísta Luana Taborda, de 15 anos, nascida e criada em Santa Maria, venceu umas das provas da II Etapa da Copa Brasil de Canoagem de Velocidade, nesta sexta-feira (17), em Curitiba-PR. Enquanto Luana se preparava para a competição, a mãe, uma irmã e um irmão tiveram que deixar a casa, que fica nos arredores do Morro do Cechella, em Santa Maria.
A casa, que ficava na Rua Canário, no Bairro Itararé, foi desocupada às pressas em 1º de maio, quando um deslizamento de terra atingiu residências vizinhas e matou duas pessoas.
Além da enchente, família teve casa incendiada
Mas não foi só isso: na noite dessa quinta-feira (17), a casa de Luana foi alvo de um incêndio supostamente criminoso. Um homem foi preso e será investigado.
O pai de Luana, Charles Taborda, está acompanhando a filha em Curitiba. No dia em que ocorreu o deslizamento, pai e filha já não estavam em Santa Maria.
A mãe, Cláudia, e os dois irmãos de Luana – Eduarda, de 19 anos, e Ravi, de 3 – tiveram que ir para a casa de parentes. Além da casa, a família perdeu uma caminhonete Silverado, que foi totalmente consumida pelo fogo.
Competição reúne atletas de 20 associações
A copetição que Luana participa em Curitiba ocorre juntamente com a a II Etapa da Copa Brasil de Paracanoagem. Atletas de nove estados representando 20 associações disputam as provas no Parque Náutico.
O evento é organizado pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) junto com Paraná Esporte, Secretaria do Esporte do Paraná, Federação Paranaense de Canoagem (Fepacan); Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ) de Curitiba; e o governo do Estado do Paraná. A competição também faz parte dos Jogos de Aventura e Natureza em Curitiba e Região Metropolitana.
O primeiro dia de competições foi marcado por um clima um pouco instável, com ventos laterais e água agitada. Apesar das condições adversas, os atletas brilharam na água.
Luana venceu a prova 8 – K1 1000 metros Feminino Cadete. A canoísta foi revelada pela Associação Santa-Mariense de Esportes Náuticos (Asena).
No ano passado, Luana participou do Podcast Estação 29 do Paralelo 29, onde falou sobre a carreira e sobre seus sonhos na canoagem: tornar-se atleta olímpica, disputar a Olimpíada de 2028 e conquistar medalhas para o Brasil.
“Apoio da família é importantíssimo”, destaca Givago Ribeiro, professor de Luana
Nesta sexta-feira, o professor dela, Givago Ribeiro, que é vereador em Santa Maria, comemorou a vitória da jovem canoísta, que é uma promessa no esporte.
“Esse suporte da família tem sido importantíssimo para o desenvolvimento da carreira da Luana. A gente tem acompanhado, e hoje a Luana venceu a etapa. Quero dar os parabens para toda a família. Ela está em Curitiba para ficar mais próximo das entidades de canoagem”, disse Givago, em entrevista ao Paralelo 29, no Parque da Medianeira, onde ele participou de evento dos 166 anos de Santa Maria para arrecadação de doações para vítimas da enchente.
PROGRAMAÇÃO:
Sábado (18)
Provas de Canoagem Velocidade
09:00 as 14:48 Provas de 500m
Domingo (19)
Provas de Canoagem Velocidade e Paracanoagem
09:00 as 16:01 Provas de 200m
Prova 8 K1 1000m FEMININO Cadete Final 17/05/2024 10:24
Raia Clube ID Nome(s)
1 ACC 10167
2 PMSC 9704
3 CKC 10003
4 CKC 8946
5
MUNICIPIO DE
LAGOA SANTA 10244
6 CRCuritiba 9496
7
MUNICIPIO DE
LAGOA SANTA 9994
8
MUNICIPIO DE
LAGOA SANTA 10243
9 CRC 9962
Provas: F- 8
produzido por realtime-si.com Progressão: Prova Final
VALENTYNE MILENA MEDINA CORDEIRO DE OLIVEIRA