JOSÉ MAURO BATISTA – PARALELO 29
A desistência do pré-candidato a prefeito de Santa Maria Beto Fantinel, comunicada nesse domingo (2), mexeu, mais uma vez, com a sucessão municipal em Santa Maria. O MDB já estuda alternativas para substituí-lo. A tese de uma candidatura feminina ganha força.
Conforme o Paralelo 29 apurou na noite de domingo junto a dirigentes do MDB, com a desistência de Fantinel, três mulheres despontam como favoritas para ocupar o espaço: Magali Marques da Rocha, Marta Zanella e Manoela Teixeira.
Os nomes alternativos no MDB
Professora, ex-vereadora, ex-secretária municipal e ex-presidente do partido, Magali Marques da Rocha já representou a sigla em uma chapa majoritária. Em 2016, quando a sigla se chavama PMDB, ela concorreu como vice de Fabiano Pereira (PSB). A chapa acabou na terceira colocação.
Já Marta Zanella, que foi vereadora por duas legislaturas e secretária de Assistência Social e de Cultura, é outra alternativa. Atualmente, ela é secretária-geral do MDB em Santa Maria.
Por fim, Manoela Teixeira é advogada e, em 2020, concorreu à Câmara de Vereadores pelo PSB. Manoela também é uma das apostas do partido para concorrer a vereadora.
Agora, a direção do partido deverá se reunir para bater martelo. Antes da desistência de Beto Fantinel, o MDB já encontrava dificuldades para articular uma coligação competitiva.
O partido apostou em uma composição com o Progressistas (PP), mas acabou perdendo a parceria para o PSDB, que tem como pré-candidato o vice-prefeito Rodrigo Decimo.
Fantinel é o segundo pré-candidato a prefeito de Santa Maria a desistir. No início do ano, o empresário Ewerton Falk desistiu de concorrer devido à intervenção do PL estadual em Santa Maria, com a destituição da direção que sustentava sua pré-candidatura.
O motivo da desistência
Nos últimos dias já corria nos bastidores da política estadual e local a possibilidade de Beto Fantinel desistir da pré-candidatura a prefeito.
Deputado estadual licenciado e secretário estadual de Desenvolvimento Social, Fantinel ocupa uma pasta importante no momento em que o Rio Grande do Sul enfrenta uma tragédia climática, com mais de meio milhão de gaúchos fora de casa por causa da enchente. Renunciar ao cargo poderia ter repercussão negativa para a carreira política.
No vídeo em que anuncia a desistência, Beto Fantinel explica que o motivo de sua decisão se deve ao momento atual do Rio Grande do Sul.
Entre as funções que ele recebeu do governador Eduardo Leite (PSDB) está a montagem de cidades temporárias nos municípios mais atingidos pelas chuvas.
OS PRÉ-CANDIDATOS EM SANTA MARIA
- VALDECI OLIVEIRA – O deputado estadual é o pré-candidato do PT em uma coligação com o União Brasil, que indiciou o médico e ex-prefeito José Haidar Farret como vice.
- RODRIGO DECIMO – O atual vice-prefeito é o pré-candidato do PSDB em uma coligação com o PP, que indicará como vice a secretária de Educação, Lúcia Madruga
- PAULO BURMANN – O ex-reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) é o pré-candidato do PDT. Ele ainda não definiu quem será o vice
- GIUSEPPE RIESGO – O ex-deputado estadual é o pré-candidato do Novo. Ele ainda não definiu quem será o vice
- TONY OLIVEIRA – O vereador é o pré-candidato do Podemos. Ele ainda não definiu o vice
- PARTIDO LIBERAL – O PL deverá ter candidatura própria, mas ainda não definiu o nome. O partido poderá indicar um dos três vereadores: Roberta Leitão, Coronel Vargas ou Tubias Calil. O partido ainda não definiu se fará coligação e se terá um vice da própria sigla
- PARTIDO SOCIALISMO E LIBERDADE – O Psol deverá ter candidaura própria, mas ainda não definiu o nome. O partido faz parte de uma rederação com a Rede, que poderá indicar o vice