Fabiano Oliveira tinha 47 anos e deixa esposa e filho
O policial militar morto durante confronto com assaltantes na noite dessa quarta-feira (19), em Caxias do Sul, é o 2º sargento Fabiano Oliveira, de 47 anos. Ele estava na corporação há mais de 26 anos e servia na Força Tática do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM).
O sargento era casado e deixa a mulher e um filho. Nas redes sociais, colegas e populares manifestarem condolências à família e homenagearam o policial.
A Brigada Militar divulgou nota de pesar e o governador Eduardo Leite (PSDB) lamentou a morte de Fabiano Oliveira, que chegou a ser socorrido, mas não resistiu a um tiro no peito. Na Brigada Militar desde 1º de dezembro de 1997, o sargento era conhecido por sua dedicação ao serviço.
Fabiano foi baleado durante um confronto entre brigadianos e criminosos que tentaram assaltar um carro-forte no Aeroporto de Caxias do Sul.
Grupo criminoso fortemente armado
Armados com fuzis, os assaltantes se desfarçaram de policiais, usando inclusive em viaturas com inscrição falsificada da Polícia Federal. Por volta das 19h, houve o tiroteio entre o grupo criminoso e a polícia. Um assaltante também morreu. O nome dele não foi divulgado.
Em nota, a Brigada Militar informou que os demais assaltantes – no total, seriam 10 criminosos – fugiram em direção a uma área de mata. Foi buscado reforço para um cerco policial.
O governador Eduardo Leite disse que determiniou “empenho máximo” das forças de segurança do Estado para a captura de todos os criminosos envolvidos “nesse ato covarde”.
O aeroporto de Caxias do Sul, que passou a ser bastante utilizado depois da interdição do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, devido aos estragos da enchente, foi fechado na noite dessa quarta por conta dos danos sofridos durante o confronto. Ruas ao redor chegaram a ser interditadas devido à ação policial.
Segundo informações preliminares, o carro-forte alvo dos criminosos transportava uma carga de dinheiro que chegou ao Rio Grande do Sul pelo aeroporto caxiense. Geralmente, esse tipo de operação era feita no Salgado Filho.
Nota de Pesar da Brigada Militar
A Brigada Militar comunica, com profundo pesar, o falecimento do 2º sargento Fabiano Oliveira, ocorrido na noite desta quarta-feira (19/6), após confronto armado com criminosos.
O sargento ingressou na BM em 1°/12/1997. Tinha 47 anos e atuava na Força Tática do 12º BPM. Deixa esposa e filho.
A BM se solidaria com familiares e amigos, neste momento difícil para a família e para toda a corporação.
Pronunciamento do governador Eduardo Leite
“Com pesar, recebi a notícia da morte do 2º sargento da Brigada Militar, Fabiano Oliveira, de 47 anos, que heroicamente tombou após ser baleado durante uma troca de tiros com criminosos que tentaram roubar um carro-forte nas proximidades do Aeroporto de Caxias do Sul na noite desta quinta-feira. Ingressando na Brigada Militar em 1997, o sargento Oliveira dedicou mais de duas décadas ao serviço da segurança pública, tendo levado até o fim seu juramento de colocar a própria vida em risco pela proteção da sociedade gaúcha.
Expresso minha solidariedade à família do sargento Fabiano, aos colegas e irmãos de farda da Brigada Militar, nesse momento de dor. Quando um policial militar tomba, toda a sociedade perde.
Determinei empenho máximo das forças de segurança do Estado para capturar e buscar a responsabilização de TODOS os criminosos envolvidos nesse ato covarde. Seguiremos firmes na luta contra a criminalidade, honrando a memória do sargento Fabiano Oliveira e de todos os heróis que dedicam suas vidas para proteger o nosso povo”.