Autora alegou ter agido em legima defesa e foi liberada
JOSÉ MAURO BATISTA – PARALELO 29
Uma ocorrência envolvendo violência doméstica, em Santa Maria, acabou em homicídio na manhã desta quinta-feira (20). Matheus Batista de Almeida, de 35 anos, foi morto a facadas pela companheira, que alegou legítima defesa.
Segundo a Brigada Militar, o fato ocorreu por volta das 6h, no Bairro Pinheiro Machado, na zona Oeste de Santa Maria. Quando os brigadianos chegaram, a vítima estava no pátio, caía, com ferimentos na barriga.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e levou a vítima ao PA do Patronato. No entanto, Matheus não resistiu aos ferimentos e morreu.
Segundo a mulher de Matheus, ela estava sendo agredida e ao tentar se defender acabou ferindo o companheiro fatalmente. A mulher foi levada para a Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA) para prestar depoimento.
Casal tinha três crianças
Conforme a ocorrência da Polícia Civil, um dos filhos do casal, de 9 anos, acionou o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), informando que os pais estavam brigando.
Quando a Brigada Militar chegou ao local, a mulher estava gritando por socorro, pois para se defender, havia ferido o marido. Matheus estava no pátio, ferido com duas facadas na barriga, e sendo atendido pelo pai.
A Polícia Civil não registrou flagrante e libertou a mulher por entender que ficou comprovado que ela agiu para se defender (excludente de licitude). O Conselho Tutelar foi acionado para prestar assistência às três crianças do casal, de 2, 7 e 9 anos.
Com esse caso, Santa Maria já registra 40 mortes violentas em 2024. O caso ficou sob a responsabilidade da Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP).