Prefeitura marcou ato para sexta-feira, último dia para quem vai concorrer participar de inauguração
Pré-candidato à Prefeitura de Santa Maria, o vice-prefeito Rodrigo Decimo (PSDB) vai ter tempo de participar da inauguração ou reinauguração da Praça Saldanha Marinho, uma das obras mais vistosas da atual administração. A Prefeitura marcou o ato para sexta-feira (5).
A solenidade, que contará com uma programação artística e recreativa, está prevista para ocorer das 9h30min às 14h. E ocorrerá no último dia permitido pelo calendário eleitoral. Ou seja, a partir de sábado (6) fica proibida a participação de candidatos em inaugurações de obras públicas
A agenda de inaugurações/reinaugurações ganhou fôlego desde o final do ano retrasado com a inauguração da Praça Astrogildo de Azevedo (antiga Praça Roque Gonzales), também conhecida como Pracinha do Hospital de Caridade.
Depois, veio a inauguração do novo Calçadão. E mais recentemente, na semana passada, a reinauguação das quadras esportivas e da Concha Acústiva do Parque Itaimbé.
Isso sem falar em creches, ruas e obras de drenagem, entre outras. O prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) aposta em obras, principalmente, para turbinar a campanha de seu vice e eleger o sucessor. Os tucanos contam, ainda, com outras inaugurações, entre elas a da revitalização da Gare. Só que essa não poderá contar com a presença de Decimo.
De qualquer forma, a atual gestão pretende chegar à campanha eleitoral, aquela em que de fato, os concorrentes poderão pedir voto abertamente, inclusive no horário eleitoral, com uma agenda de mais inaugurações. Mesmo sem a presença do vice/candidato, aposta-se em ganho político.
Prefeitura pavimenta trecho interligando bairros Uglione e Medianeira
NOTAS TRANSVERSAIS
Valdeci prepara dois lançamentos
Pré-candidato do PT à Prefeitura, o deputado estadual Valdeci Oliveira também intensifica a agenda política para o mês de julho. Depois da inauguração da sede do PT, que reuniu um número considerável de aliados e apoiadores, o petista se prepara para o lançamento oficial da chapa, que tem o médico e também ex-prefeito José Haidar Farret (União Brasil) como vice.
O ato está previsto para sábado (6), na sede do PT, na ua do Acampamento, 280. Deverão circular por lá militantes petistas, do União Brasil, do PC do B e do PV. O PT lidera a Federação Brasil Esperança com comunistas e verdes. O União Brasil é o parceiro na majoritária.
Em princípio, uma outra agenda terá como foco a apresentação de um esboço do plano de governo, que começou a ser construído ainda em março, com a plenária de apresentação do formato de discussão.
O plano é alicerçado em sete eixos, que incluem temáticas como saúde, meio ambiente e segurança, esporte e lazer e que foram debatidas em plenários em todas as regiões da cidade.
Afora isso, os coordenadores fizeram levantamentos das duas administrações petistas para fins de comparação. Há, ainda, uma soma das gestões do vice para botar na balança.
PARALELAS: MDB confirma aliança com Novo e PDT reage com vídeo divulgado a militantes
À espera de Tony
Depois do anúncio da coligação Novo-MDB, a ser confirmada na noite de quinta-feira, na Cesma, a expectativa fica por conta de uma decisão do vereador Tony Oliveira, por enquanto pré-candidato do Podemos.
Os últimos dias têm sido de muitas reuniões. Além de conversas com o MDB e com o próprio Giuseppe Riesgo, o pré-candidato do Novo, representantes de Tony terão uma reunião com o ex-reitor Paulo Burmann, pré-candidato do PDT, no início da tarde desta quarta-feira (3).
Há quem aposte – e aguarde – a presença de Tony no anúncio do Novo-MDB, mas até esta terça-feira (2) não havia certeza disso. Consta que Riesgo teria uma conversa com o vereado nesta terça, na Câmara. De qualquer forma, ninguém arrisca nada até a noite de quinta-feira.
Haveria, ainda, uma negociação entre Tony e o PL, que tem a vereadora Roberta Leitão como pré-candidata. Há uma resistência do radialista vereador, em princípio, a concorrer como vice, possibilidade que inexiste com o Novo, que já estaria acertado com Magali Marques da Rocha, que deve ser anunciada como parceira de chapa de Riesgo.
Festa de aniversário na agenda
Depois de uma tentativa de atrair o MDB, o PDT já trabalha com a possibilidade de concorrer com uma chapa pura.
Antes, o partido aproveitará a festa de aniversário de Paulo Burmann para dar uma injeção de ânimo – e de esperança – nos pré-candidatos a vereador e na militância em geral.
O regabofe está marcado para sexta-feira (5), no CPF Piá do Sul, na Rua Justino Couto, 179, Bairro Duque de Caxias, a partir das 19h30min.
O PDT não adianta nomes que estariam sendo sondados internamente em caso de concorrer em chapa própria. Fala-se em um filiado ligado à Brigada Militar como um dos possíveis candidatos a vice. De resto, se não houver mesmo acerto com o Podemos, sobrariam poucas opções, uma delas uma composição com o PRD.
PL diz que vai de chapa própia se for preciso
A vereadora Roberta Leitão, pré-candidata do PL, descarta abrir mão de concorrer. Afinal, o PL tem tempo e grana para enfrentar um primeiro turno. De quebra, a vereadora ganharia vitrine para uma eventual candidatura a deputada estadual em 2026.
Quem manda no partido no Estado é o deputado federal Luciano Zucco, que foi quem anunciou a pré-candidatura da vereadora. Interlocutor de Jair Bolsonaro no Rio Grande do Sul, Zucco segue orientações nacionais e do próprio ex-presidente.
E na avaliação do bolsonarismo, quanto mais palanques para o PL nas eleições deste ano, melhor para as pretensões do ex-presidente.
Mesmo estando inelegível para o próximo pleito presidencial, Bolsonaro precisa manter o bolsonarismo empolgado para emplacar uma candidatura viável à sucessão presidencial.
PRD estaria jogando para ser vice
Moacir da Rosa Alves, o Dr Moacir, pré-candidato do PRD, diz que o partido terá reuniões até o final desta semana e que poderá, ainda agora, definir seu futuro. O que significa dizer a manutenção ou retirada da pré-candidatura.
Sonhar faz parte do jogo, o que faz Moacir trabalhar com a possibilidade de concorrer com chapa própria ou, ainda, emplacar de vice de Roberta Leitão ou Tony. Ou, ainda, de Burmann.
Em último caso, não tendo espaço como vice, o PRD ainda poderia negociar a adesão a alguma das coligações e concentrar suas forças nas eleições para vereador.