Restauração do patrimônio ferroviário de Santa Maria envolve investimento de R$ 5,5 milhões
LENON DE PAULA – SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE SANTA MARIA
A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo, acompanha a obra de revitalização da Gare da Viação Férrea, no Distrito Criativo Centro-Gare.
Neste momento da obra, os trabalhos avançam com as instalações elétricas, bem como a colocação de telhas e luminárias.
Na última semana, foi aplicada a primeira demão de pintura nas fachadas leste e oeste da estação de passageiros, onde também ocorre a montagem do quadro geral de baixa tensão, a instalação de luminárias e a instalação de vidros de cobertura.
“A história e o desenvolvimento de Santa Maria passam pela Gare. A preservação desse patrimônio é essencial para manter viva a memória da cidade e proporcionar um espaço renovado para a comunidade. As obras de restauração são executadas com cuidado aos detalhes históricos e estruturais, assegurando a preservação e a funcionalidade futura do local”, considera o superintendente de Desenvolvimento Econômico e fiscal do contrato, Jéferson Nunes.
Luminárias também são instaladas no pavilhão 1, onde foi aplicada a segunda demão de pintura na fachada sul. Já no pavilhão 2, está em andamento a instalação de chapa de subcobertura, ripas e telhas de cerâmica, além da demolição da calçada para execução de rampa de acesso para pessoas com deficiência.
No pavilhão 3 é executado a montagem da estrutura e aplicação de gesso acartonado, segunda demão de pintura na fachada sul, instalação de caixa de passagem elétrica, instalação de tubulação galvanizada para telefonia, isolamento de piso para pintura de esquadrias e remoção de tinta das esquadrias.
No pavilhão 4 ocorre remoção de revestimento externo oco e a recuperação de pingadeiras de janela, enquanto na plataforma são instaladas a tubulação galvanizada, tubulação de água fria e a passagem de cabo blindado.
As cores que compõem a pintura da Gare foram aprovadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul (IPHAE).
O investimento da Prefeitura para a realização da obra é de R$ 5,5 milhões. O serviço está sendo executado pela Versalhes Incorporação e Construção Ltda, de São Leopoldo, vencedora do processo licitatório.