Paralelo 29

ABDON: Como está o “Marketing Mix” hoje?

Foto: Agência Brasil
ABDON BARRETTO FILHO – ECONOMISTA, MESTRE EM COMUNICAÇAO SOCIAL

O termo Composto de Marketing (“Marketing Mix“) foi  designado por Neil Hopper Borden (07/12/1895 a 01//10/1980) em 1949.

Foi aprimorado em 1960 pelo estudioso e professor Edmond Jerome McCarthy (20/02/1928 a 03/12/2015) que o separou e o classificou em quatro segmentos de atividade: Produto, Preço, Promoção e Praça (tradução do Product, Price, Promotion e Place).

O principal objetivo do mix do marketing é encontrar a combinação perfeita entre o produto (bem e/ou serviço), preço, promoção e praça (ponto de distribuição). Dessa forma, a organização  com ou sem fins lucrativos poderá obter uma vantagem sobre a concorrência.

Algumas vezes, surgem equívocos conceituais decorrentes das faltas de pesquisas e/ou atualizações sobre o tema. Nas minhas atividades profissionais já encontrei alunos e clientes que comentaram: “ Os 4 Pês  estão mortos. A internet os matou”.

Alegavam que a Praça acabou. E eu explicava “Não acabou. A ideia e o conceito do produto certo, no lugar certo ,com preço certo para a pessoa certa continuam,  na forma  física e/ou no digital “.

Realizei investimentos para aprimorar o conhecimento sobre o tema, incluindo participações em seminários com o Philip Kotler (27/05/1931) que conheci pessoalmente em Porto Alegre (2008), considerado o pai do Marketing moderno.

Em 1999, lancei o livro Marketing Turístico incluindo os 7 Pês: pessoas, pesquisas, produto, preço, promoção, ponto de distribuição e performance incluídos na bibliografia dos cursos  em Turismo e Hotelaria. Devido ao sucesso da iniciativa, apresentei o primeiro livro eletrônico (“e-book”) sobre o tema, no Salão Gaúcho de Turismo (2001).

Atualmente, o Marketing no Brasil vem sendo praticado por  algumas pessoas sem as informações das bases teóricas e sistêmicas ignorando as evoluções das  conquistas acadêmicas e profissionais.

O Marketing vem evoluindo, aprendendo e se adaptando o tempo todo. Os verdadeiros profissionais sabem separar a propaganda enganosa da relação “ ganha-ganha“ com ética e compromisso no relacionamento mais duradouro possível.

Convém destacar que o Philip Kotler, economista e professor norte-americano, foi  importante para a disseminação da ideia no seu livro “Administração de Marketing”, em 1967.

Entretanto,  não foi o criador do conceito do ” Marketing Mix”. Em 2024, seu novo livro “Marketing H2H: A Jornada para o Marketing Human to Human”, propõe a evolução dos 4 Pês para as empresas da era pós-industrial.

Convém salientar que os primeiros livros didáticos de marketing foram escritos principalmente por economistas, muitos deles críticos à teoria econômica tradicional, especialmente aquela que ignorava o comportamento real dos consumidores e vendedores.

Atualmente, três grandes influências se destacam: a transição de uma sociedade analógica para digital, a incorporação da inteligência artificial (IA) e o conceito de disrupção.

Com o mundo repleto de mudanças, exigem-se novas abordagens sobre a prática do marketing. É fundamental reconhecer que os mercados são formados por pessoas interagindo com pessoas. 

Assim, o H2H talvez tenha suas raízes em uma abordagem humanística do mercado: pessoas conectando-se com pessoas. Será? Respeitam-se todas as opiniões contrárias. São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn