Além da criação de uma pasta para Segurança Pública, ela propõe alteração do Plano Diretor para atrair empreendimentos
JOSÉ MAURO BATISTA – PARALELO 29
A vereadora Roberta Leitão, pré-candidata à Prefeitura de Santa Maria pelo PL, disse, no podcast Estação 29, que pretende criar uma Secretaria de Segurança Pública com um titular ao estilo Guilherme Derrite, de São Paulo. Também pretende alterar o Plano Diretor para atrair investimentos e aumentar a arrecadação da cidade.
“Tem que ter uma Secretaria de Segurança onde a gente não vá somente recolher cadáver, mas a gente impeça o crime. O secretário vai ter o mesmo perfil do Derrite”, disse, referindo-se a Guilherme Derrite, capitão da Polícia Militar, deputado federal pelo PL e atual secretário estadual da Segurança Pública de São Paulo, conhecido como “linha dura”.
Questionada sobre como vai se relacionar com os movimentos sociais, Roberta Leitão afirmou que vai dialogar com todos os segmentos. Porém, adverte: “Se tiver quebra-quebra, aí a conversa muda”, diz, referindo-se a ações com invasões de movimentos como o MST e o MTST.
Em relação ao orçamento municipal com previsão de R$ 1,4 bilhão para 2025, a pré-candidata do PL diz que é impossível governar com apenas 10% que sobram – descontados os gastos obrigatórios com Saúde, Educação e folha de pagamento
“”Nosso orçamento, 40% é para saúde e ducação, e 50% tá impactado com a folha de pagamento. O que me sobra para trabalhar? 10%. Como aumentar a arrecadação?”, diz Roberta, citando cinco pilares do programa de governo, que inclui gestão participativa com paricipação de entiddes comunitárias e um conselho.
Roberta Leitão terá como vice Marcelino Severo (Podemos), ex-chefe de Gabinete do vereador Tony Oliveira. A oficialização da chapa deverá ser formalizada em convenções neste domingo (27). Tony era o pré-candidato do Podemos, mas decidiu concorrer à reeleição.
EDITORIAL: Um material para o eleitor tirar suas primeiras conclusões
Abaixo, um resumo da participação de Roberta no Podcast Estação 29
POSIÇÃO IDEOLÓGICA
“Sou uma conservadora nata, católica e cristã. Ser de direita é defender os valores conservadores. E aí nós precisamos entender o que é ser de de direita de verdade. Não posso ser meio direita, meio conservadora. Ou eu sou ou não sou. E a política está assim, o mundo está nos mostrando que não há espaço para muro e para meio termo. O conservadorismo mantém as tradições, os valores, mas na economia nós entendemos que as pessoas precisam ser livres. Porém, o Estado precisa intervir onde a economia não chega. Um exemplo é o transporte público de Santa Maria”
ORÇAMENTO
“É preciso imediatamente alterar o Plano Diretor da cidade para atrair investimentos, atrair empreendimentos e aumentar a arrecadação”
SAÚDE
“Santa Maria tem que ter a gestão plena da saúde, tem que gerir a média e a alta complexidade para além da básica. Para conseguir isso, nós temos que praticamente dobrar o número de de Estratégia da Saúde da Família (ESF( porque tem que fazer uma saúde preventiva”.
EDUCAÇÃO
Não existe como transformar todas as escolas do município em escolas cívico-militares, isso é discursinho da esquerda. Se depender de mim, vai ter. Mas não depende só de nós. Dá para criar um modelo municipal (de escola cívico-militar)? Dá. Mas para isso tem que sentar com quem de direito, com os militares da reserva, os bombeiros, os militares da Brigada Militar”.
SEGURANÇA PÚBLICA
“Tem que ter uma Secretaria de Segurança onde a gente não vá somente recolher cadáver, mas (que) a gente impeça o crime. O secretário vai ter o mesmo perfil do Derrite (Guilherme Derrite, capitão da Polícia Militar paulista, deputado federal pelo PL e atual secretário estadual da Segurança Pública de São Paulo)”
RELAÇÃO COM OS MOVIMENTOS SOCIAIS
“Protestem quanto quiserem. Não é uma questão de baixar o pau, é uma questão de garantir a propriedade pública. Se não tiver quebra-quebra, podem gritar à vontade. Agora, se for uma ação a exemplo das ações do MST (sem-terra) e do MTST (sem-teto), que invadem, depredam e acampam, aí a conversa muda. A propriedade pública vai ser protegida”
NÚMERO DE SECRETARIAS
“Eu tenho hoje 19 secretarias. Das 19, 40% do orçamento ficam em duas, 50% ficam com a folha. Tenho 10% do orçamento para trabalhar 17 secretarias. Não tem como trabalhar. Então tem que cortar 10 secretarias, incluindo o Gabinete do Prefeito. CCs, só o que for necessário”
PERGUNTA DO PÚBLICO SORTEADA NO PODCAST: É possível a Prefeitura desapropriar ou arrecadar o prédio do Clube Caixeiral?
“Eu não vejo que seja vantagem desapropriar o Caixeiral. Nós temos que dar as condições jurídicas, e a Prefeitura tem que estar perto, para resolver a situação”
INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA
“A primeira coisa é pagar a dívida que a Prefeitura tem com o Ipassp. Tem como e está no nosso plano de governo. Eu estudei três anos o Ipassp e fui a primeira vereadora na Câmara a se preocupar com o Ipassp. Formei uma comissão especial, estudei a fundo e conheço os gargalos do Ipassp”. E falo toda a vida para os servidores: se o Ipassp não for resolvido, fale. Quebra o Ipassp e quebra a cidade”
SUBSÍDIOS AO TRANSPORTE COLETIVO
“Sim. Sou a favor dos subsídios, mas não no modelo que tem sido feito” É importante subsidiar, mas subsidiar e exigir qualidade”
Podcast especial
O podcast Estação 29 especial com pré-candidatos à Prefeitura de Santa Maria será veiculado até sexta-fera da próxima semana, com entrevistas às segundas, quartas e sextas-feiras. Seis dos oito pré-candidatos participaram da série.
O Estaçao 29 especial tem o oferecimento de Sindicato dos Municipários de Santa Maia e de Zinne – Assessoria e Consultoria Jurídica – Advogado Robson Zinn, especialista em Direito Eleitoral, que se somam às empresas Bella Storia – Antiquário, Brechó e Restauração de Móveis e Classic Films, loja de assessórios e serviços automotivos. O conteúdo está disponível nos canais do Paralelo 29 no Youtube e no Spotify.