Paralelo 29

Aberto edital para ocupação da Concha Acústica, no Parque Itaimbé

Foto: Eduardo Ramos, SEC, PMSM
Inscrições das propostas para shows no espaço cultural encerram-se em 11 de agosto somente por e-mail conchaacusticasm@gmail.com
DINIANA RUBIN – SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE SANTA MARIA

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria da Cultura, está com edital aberto para a Ocupação da Concha Acústica, no Parque Itaimbé. As inscrições para as propostas já começaram e seguem até às 23h59min do dia 11 de agosto de 2024, exclusivamente por e-mail, para o endereço conchaacusticasm@gmail.com.

O edital nº 005/2024 – Ocupação da Concha Acústica, está disponível no site institucional da Prefeitura. Serão selecionadas 10 propostas de shows musicais para serem realizadas no Concha Acústica no calendário de 2024. Poderão se inscrever quaisquer empreendedores culturais, pessoa física com idade igual ou superior a dezoito anos completos e/ou pessoa jurídica.

As propostas selecionadas terão à disposição sonorização compatível com o espaço e cinco banheiros químicos (dois masculinos, dois femininos e um para Portador de Necessidades Especiais – PNE) fornecidos pela Secretaria da Cultura.

Mais informações pelo telefone (55) 3174-1561. O edital e seus anexos podem ser acessados nos arquivos abaixo.

Reinauguração da Concha Acústica

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, reinaugurou a Concha Acústica, espaço icônico que faz parte do cenário cultural do Município, na presença de mais de 2 mil pessoas.

O retorno das atividades neste local, que é um dos principais palcos públicos a céu aberto de Santa Maria, ocorreu com muita música na tarde do domingo 30 de junho deste ano.

Para aquecer a tarde fria de inverno, subiram ao palco revitalizado da Concha Acústica duas bandas que fizeram história nesse espaço emblemático tão querido pelos santa-marienses, a Geringonça e a Guantánamo Groove.

Antes, para abrir a programação da tarde especial, o público foi convidado a reverenciar a banda Fuga, que fez história nos palcos dos anos 80 e 90, e ainda é conhecida no cenário musical.

A revitalização da Concha Acústica começou em abril deste ano e ocorreu por meio de compensação da empresa MRU Construções, responsável pelo serviço, com a Prefeitura.

A compensação se dá a partir da Lei de Uso e Ocupação do Solo, que prevê compensação ao Município em processos de parcelamentos do solo (loteamentos, condomínios entre outros) por empreendedores que possuem projetos de urbanização em Santa Maria.

Essa compensação pode ser feita a partir de doação de áreas à Prefeitura ou por serviços prestados com a finalidade de recuperação de áreas de lazer, urbanização, reformas e etc. Neste caso, a Prefeitura e a MRU definiram pela destinação do recurso para a revitalização da Concha Acústica.

A obra completa consistiu na reforma em toda a estrutura: degraus, trincas e concreto, rampa de acessibilidade, grades, corrimão, e a pintura do espaço.

A Prefeitura, por meio das secretarias de Cultura e de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, acompanhou cada etapa dos serviços.

Por meio da lei municipal de 1982, o lugar é oficialmente chamado Auditório Lupicínio Rodrigues. Porém, o Lupicínio não tocou no espaço, mas ele passou por Santa Maria no início da década de 1930, com 19 anos, por conta do serviço militar. E foi aqui em Santa Maria que ele conheceu o primeiro amor, a Inah.

Na reinauguração, as autoridades e artistas convidados descerraram a placa que dá nome ao espaço: Concha Acústica Lupicínio Rodrigues. Durante o evento, o artista Cauê Toledo grafitou o rosto de Lupicínio Rodrigues em espaço próximo ao palco.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn