Área de lazer no Bairro Fátima é bastante frequentada
Após ser alertado pelo Paralelo 29, no último domingo (18), o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) mandou a empresa responsável pela iluminação pública consertar o problema em um poste de iluminação que estava dando choques em frequentadores da Pracinha do Fátima, na Avenida Presidente Vargas, área central de Santa Maria.
Conforme o Paralelo 29 publicou, Claito Bueno, pai de duas crianças, denunciou que os filhos levaram choques elétricos ao encostarem no poste. Pelo menos outra criança teria se machucado. O Paralelo 29 informou Pozzobom.
Nesta terça-feira (20), o prefeito enviou uma mensagem e uma foto informando que o problema foi resolvido com a substituição de uma peça. Segundo ele, o reator foi substituído e um teste foi feito para comprovar que nao há mais risco de choques.
A pracinha de brinquedos não tem nome oficial. A área de lazer fica no Bairro Nossa Senhora de Fátima, ao lado do antigo bar Skatto. O local é chamado popular de Pracinha do Skatto ou Pracinha do Fátima.
Campanha nacional busca prevenir acidentes com a rede elétrica
A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) lançou este mês mais uma campanha nacional de segurança para a prevenção de acidentes com a rede elétrica. Em 2023, esses acidentes atingiram 16,9% dos registros de furto de energia, o maior índice desde 2008.
Os conhecidos “gatos” provocaram 41 acidentes no ano passado, com a morte de 25 pessoas. Outro dado preocupante relativo a 2023 diz respeito ao furto de condutor ou equipamento que, ao longo do ano, registrou 35 incidentes, resultando em 21 mortes.
O presidente da Abradee, Marcos Madureira, disse que em termos de comparação, o furto de energia hoje no Brasil representaria, “se fôssemos fazer uma usina hidrelétrica para abastecer o furto de energia, a segunda no Brasil, só seria menor que Itaipu. É como se você tivesse duas usinas de Santo Antônio, que está localizada no Rio Madeira, a quarta usina do país só para atender esse furto de energia”, explicou.
Madureira afirmou que o primeiro impacto é o aumento da conta de luz para os demais brasileiros e também um risco maior de acidentes nos estados.
Além disso, “quando você não tem controle da carga que está sendo distribuída, as pessoas vão ligando aparelhos elétricos nessa carga furtada e provocam danos ao sistema. Você não tem controle sobre essa energia que está sendo utilizada e termina prejudicando o atendimento aos demais consumidores”, acrescentou
O presidente da Abradee disse ainda que o furto de energia elétrica no país está relacionado diretamente com o número de acidentes.
Se a gente olhar hoje, por exemplo, o que são acidentes fatais em função de furtos de energia e de cabos elétricos, eles hoje representam o segundo maior elemento de morte.
“Essa campanha que estamos lançando em agosto, em nível nacional de segurança, para a prevenção de acidentes com a rede elétrica, tem a finalidade de conscientizar a população sobre o risco do furto de energia. A população tem de estar atenta a isso e indicar para as autoridades um eventual furto de energia, para que se possa ter uma ação adequada a fim de evitar esse tipo de crime”, observou Madureira.
(Com informações da Agência Brasil)