Cinco cursos do campus sede da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) obtiveram a nota máxima (conceito 5) na edição 2019 do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).
São eles: Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Enfermagem, Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia de Produção, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária e Odontologia.
Sindicato dos professores da UFSM prepara eleição
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inepe), responsável pela supervisão da aplicação das provas, divulgou as notas na terça-feira (20).
O Enade avalia conhecimentos, competências e habilidades dos estudantes no final da graduação.
Instituição teve 31 cursos avaliados
Conforme a assessoria da UFSM, a instituição teve, ao todo, 31 cursos avaliados na edição do ano passado do Enade.
Servidor público estadual terá feriadão
Todos receberam notas acima dos conceitos 1 e 2, atribuídas aos cursos com desempenho ruim ou insuficiente no exame.
Em 2019, o Enade avaliou os cursos das áreas de ciências agrárias, ciências da saúde e afins; engenharias e arquitetura e urbanismo.
Além desses, o exame também avaliou cursos superiores de tecnologia nas áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e de segurança. A cada ano, o Enade avalia um conjunto diferentes de cursos.
Universidades públicas se saíram melhor
Conforme dados do Ministério da Educação, órgão ao qual o Inep é vinculado, estudantes das universidades públicas federais obtiveram melhor desempenho que os alunos das instituições privadas, que é onde está matriculada a maior parte dos estudantes avaliados.
Eleição do sindicato dos professores municipais fica para 2021
Esse desempenho leva em conta, igualmente, o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD).
Além de medir o desempenho dos estudantes, o Inep coleta, por meio de questionários, informações sobre o perfil desses estudantes.
De acordo com a autarquia, esse conjunto de informações pessoais precisa ser levado em consideração quando se olha para os resultados dos exames.
(Com informações da Assessoria de Imprensa da UFSM e da Agência Brasil)