Paralelo 29

Última noite de Calourada reúne 6 mil na Gare

Foto: Eduardo Ramos, SEC, PMSM

Em três noites de megaevento, a Prefeitura de Santa Maria contabilizou mais de 15,3 mil pessoas circulando no mega evento

A maior festa estudantil da região central do Estado, a Calourada 2024/2 chegou à terceira e última noite nesta quarta-feira (11). A estimativa da Prefeitura de Santa Maria é que 6 mil pessoas foram até a Gare para curtir a noite de pagode.

O “Pagode da Calourada” foi comandada pelos DJs DJs Palma, Bruninho e DJotaC, e pela Banda Tudo Di Bom, com os convidados Gui Samba Move, Paola Matos e Cebolinha. Eles agitaram o público presente na Gare da Viação Férrea. C

onforme estimativa da Guarda Municipal, aproximadamente 6 mil pessoas circularam pelo local na última noite do evento, obedecendo sempre a lotação máxima de 2,9 mil pessoas. Durante as três noites da Calourada 2024/2 foram mais de 15,3 mil pessoas de público.

“A Calourada é uma festa de vocês e para vocês. Agradeço a todos que trabalharam muito para termos estas três noites de acolhimento, celebração e recepção dos novos estudantes universitários de Santa Maria. Aproveitem muito e se divirtam”, destacou o prefeito Jorge Pozzobom ao público, durante o evento.

Ocorrêcias policiais e prisões

A Guarda Municipal e a Brigada Militar, em trabalho conjunto, atenderam quatro ocorrências, sendo duas apreensões de drogas e duas detenções por mandado de prisão em aberto, sendo os envolvidos conduzidos à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).

As pessoas detidas por mandado de prisão foram identificadas pelo sistema de reconhecimento facial a partir do programa utilizado pelo Ciosp. Não foram registradas ocorrências pelos demais órgãos de segurança.

Já entre as duas ambulâncias de prontidão no local, foram registrados dez atendimentos pela equipe médica. Deste total, seis foram conduzidas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Casa de Saúde, e quatro foram atendidos nos veículos e liberados.

Ao todo, desde a primeira edição, a Calourada na Gare já movimentou mais de 130 mil pessoas no tradicional festejo de recepção aos calouros.

A primeira Calourada deste ano recebeu um público de 27,2 mil pessoas entre os dias 11 e 14 de março. Em 2023, ano de estreia da Calourada na Gare, foram cerca de 100 mil pessoas celebrando nas duas edições: quatro dias no primeiro semestre de 2023 e outros quatro dias no segundo semestre, na Calourada de Inverno.

PAGODE DA CALOURADA

DJs e banda de pagode com convidados agitaram a noite/Foto: Eduardo Ramos, SEC, PMSM

A última noite da festa teve início com a performance de Palma DJ, que agitou o público com Mega Funk. Em seguida, foi a vez de DJ Bruninho, escolhido por votação do público para integrar o line up da Calourada 2024/2. Ele colocou o público pra dançar com o melhor do funk brasileiro e dance music.

O Pagode da Calourada ficou por conta da Banda Tudo Di Bom, que tem 19 anos de estrada. O grupo entoou canções como “Cheia de Mania”, “Pé na Areia”, “Falta Você” e muitas outras. O show também contou com participações especiais de Cebolinha, Paola Matos e Gui Samba Move, que seguiram na temática da noite, levando muito pagode e animação para a plateia.

A Calourada 2024/2 encerrou com o set do DJotaC em um repertório cheio de funk e mega funk. O público cantou e dançou ao som do artista.

ESTRUTURA E SEGURANÇA

O acesso ao evento foi gratuito, e a estrutura incluiu banheiros químicos, área coberta e diversos pontos de venda de bebidas e lanches. Nas três noites, os shows ocorreram até a meia-noite. Foram disponibilizadas linhas exclusivas de ônibus para ida e para a volta do evento.

Com atuação integrada dos órgãos de segurança pública, o evento contou com revista na entrada, contagem de pessoas com painel eletrônico e monitoramento por ampla rede de câmeras, drones e inteligência artificial. Como resultado, foram detidas pessoas com mandado de prisão, apreendidos itens cortantes e porções de drogas ao longo das três noites do evento.

A Calourada foi uma realização da Prefeitura de Santa Maria, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Liga Interatléticas de Santa Maria (Lism). A produção executiva é de Sambari.

(Com informações da Prefeitura de Santa Maria)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn