Paralelo 29

Prefeitura de Santa Maria apresenta versão final do Plano de Contingência do Município

Foto: Eduardo Ramos, SEC, PMSM

Documento foi elaborado pelo Executivo Municipal com auxílio da empresa Hopeful Brasil e de representantes de diversos setores

Joyce Noronha – Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria

A Prefeitura de Santa Maria apresentou, na noite desta terça-feira (29), todo o trabalho feito ao longo de 2024 para a elaboração do novo Plano de Contingência do Município, que integra o Programa Santa Maria Resiliente. O encontro ocorreu no auditório do Colégio Politécnico, que fica dentro da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em Camobi.

“A maior lição que a pandemia nos deu é: nossa missão é salvar vidas! Nós já sabíamos da importância deste ato e da nossa responsabilidade enquanto gestão. Mas, depois da pandemia tivermos maior dimensão disso. E lidar com desastres climáticos prever maneiras de salvar vidas, de evitar perda de famílias! Foi a partir de situações tristes que percebemos a importância de rever nosso Plano de Contingência do Município. Para termos um planejamento melhor elaborado e termos total consciência do que fazer quando necessário. Não que a gente queira usar os protocolos do Plano, mas, infelizmente, sabemos que em algum momento será preciso usarmos e, mais importante, sabermos o que fazer”, pontuou o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) na abertura da reunião.

A atualização do Plano de  Contingência contou com a participação de integrantes de instituições sociais, de prestadores de serviços de resgate e auxílio, escoteiros, ONGs, órgãos de segurança e Defesa Civil Municipal.

Ao longo do ano, representantes destes grupos participaram de oficinas e reuniões de trabalho para debater pontos do documento e criar subgrupos, como Comitê de Gestão de Voluntários em Desastres, presidido pela Defesa Civil Municipal, ou o Fórum do Setor Privado e Meios de Comunicação nos Desastres, ou a iniciativa Escolas Resilientes.

“Este documento poderia ter sido feito só por um pequeno grupo de técnicos, só por um setor, mas não, ele foi feito a muitas mãos, por pessoas das mais variadas áreas, para termos um resultado o mais completo possível. Foram mais de 200 horas diretamente usadas para o feitio do Plano de Contingência de Santa Maria. Este é um documento de 435 páginas, com 22 protocolos de resposta a desastres. Eu não sei de outra cidade no Brasil que tenha um material como este. O Plano ainda precisa passar por revisão final, mas o mais importante está aqui, está feito”, salientou o CEO da Hopeful Brasil, Abner de Freitas, empresa que auxilia a Prefeitura na elaboração e atualização do Plano de Contingência do Município.

A apresentação de toda a linha do tempo do novo plano foi feita por Abner, que lembrou momentos, como simulados, oficinas, reuniões e trocas de experiências.

O CEO da Hopeful agradeceu a todos que participaram das atividades em 2024, pontuou ações que ainda precisam ser concluídas neste ano e destacou iniciativas do Plano de Contingência para 2025.

A apresentação do documento contou com a presença do chefe do Gabinete do Prefeito, Alexandre Lima; dos secretários municipais de Saúde, Guilherme Ribas; e Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, José Antônio Gomes; a vice-reitora da UFSM, Martha Adaime; a diretora do Colégio Politécnico, Marta Von Ende; e a gestora da Unidade Corsan Santa Maria, Andréia de Moraes Zanini. Além de representantes da Defesa Civil Municipal, da União dos Escoteiros do Brasil, da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e de instituições sociais do Município.

SANTA MARIA RESILIENTE

O programa é um compromisso para desenvolver e fortalecer a capacidade da comunidade local em evitar, suportar e se recuperar eficazmente com a exposição aos desastres, sejam eles de origem natural ou provocados pelo homem. Visa criar uma abordagem holística para fortalecer a Resiliência Comunitária em todos os níveis.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn