Paralelo 29

Morre ex-vice-reitor da UFSM Antonio Adalberto Brum Siqueira, aos 74 anos

Foto: Reprodução

professor também foi pró-reitor na primeira gestão na Reitoria após a redemocratização

Morreu nesta quarta-feira (13), aos 74 anos, o professor Antonio Adalberto Brum Siqueira, que foi pró-reitor de Administração e vice-reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na gestão de Odilon Antônio Marcuzzo do Canto, entre 1993 e 19987.

Os atos fúnebres ocorreram no Cemitério Santa Rita, com cremação no mesmo local, no final da tarde desta quarta-feira, conforme nota de pesar divulgada pela UFSM (confira, abaixo).

Siqueira era graduado em Ciências Econômicas pela UFSM e tinha mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ele foi membro do Conselho Regional de Economia e professor dos Departamentos de Estatística e de Administração da UFSM.

Na gestão de Gilberto Aquino Benetti, primeiro eleitor indicado por escolha direta da comunidade universitária, Siqueira foi pró-reitor de Administração. Depois, foi vice-reitor, entre 1993 e 1997.

Mais recentemente, ele se dedicou ao trabalho social, sendo diretor do Abrigo Espírita Oscar Pithan. Ele enfrentou uma longa batalha contra um câncer. Além da UFSM, a Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm) também lamentou a morte do professor em nota.

NOTA DE PESAR DA UFSM

“É com pesar que informamos o falecimento do ex-vice-reitor da UFSM Antonio Adalberto Brum Siqueira no dia de hoje, 13. Adalberto foi pró-reitor de administração e vice-reitor durante a gestão do Professor Odilon Antônio Marcuzzo do Canto.

Os atos fúnebres serão realizados no Cemitério Santa Rita, Sala A, a partir das 11h de hoje. A cerimônia religiosa acontecerá as 18h, no mesmo local.

O professor Adalberto Antônio Brum Siqueira era graduado em Ciências Econômicas pela UFSM, tinha mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), foi membro ativo do Conselho Regional de Economia, foi professor do Departamento de Estatística na década de 1990, e professor do Departamento de Administração da UFSM, onde ministrava a disciplina de administração financeira. Adalberto se aposentou em 2003.

Na gestão do professor Gilberto Aquino Benetti na reitoria da UFSM, o primeiro reitor após a democratização, Adalberto foi pró-reitor de administração.

Adalberto tinha uma carreira acadêmica importante, após sair dos cargos da reitoria, ele se dedicou completamente às aulas e era muito bem visto pelos pelos estudantes.

Mais recentemente, Adalberto foi diretor do Abrigo Espírita Oscar José Pithan, onde realizava um trabalho de assistência social. O professor enfrentava uma longa batalha contra um câncer, o qual foi responsável pela sua morte na madrugada desta quarta-feira.

A Universidade se solidariza com os familiares, amigos e colegas neste momento de pesar e decreta luto oficial de três dias, sem prejuízo das atividades acadêmicas e administrativas, devendo as bandeiras da UFSM de todos os campi da instituição permanecerem a meio mastro.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn