Paralelo 29

PODCAST: “Estamos trabalhando para que não ocorram mais esses rompimentos”, diz João Corim, gestor da Corsan em Santa Maria

Arte sobre foto/Estação 29, Paralelo 29

Representante da empresa na região participou do Estação para falar sobre as constantes falta de água na cidade e sobre investimentos

JOSÉ MAURO BATISTA – PARALELO 29

Em sua participação no Podcast Estação 29 do Paralelo 29, o gestor de Relações Institucionais da Regional Centro da Corsan, João Corim, disse que a companhia está trabalhando para resolver as constantes interrupções no abastecimento de água em Santa Maria.

Corim afirmou que o número elevado de comunicados emitidos pela Corsan, agora controlada pela empresa Aegea, que assumiu a companhia em julho de 2023 após o processo de privatização, se deve ao fato de a nova gestão informar aos veículos de comunicação todas as ocorrências que afetem a comunidade.

“Antes, na Corsan pública, tínhamos a prática de informar os (casos) de maior vulto, que causavam impacto para toda a população. Hoje, não: toda e qualquer falta de água é informaa, seja (aquela) que vai impactar em 20 residências ou (aquela) que vai impactar um bairro inteiro. Esse processo foi alterado para dar total transparência”, explica Corim.

Prefeitura e Corsan começam obra de esgotamento sanitário para 3 mil moradores do Bairro São José

Causa dos rompimentos

Um dos equipamentos conhecidos como booster instalados na cidade/Foto: João Alves, SEC, PSM

Questionado se as interrupções seriam causadas por tubulações antigas, o gestor institucional diz que a empresa tem dados estatísticos que apontam que a maioria dos rompimentos não ocorre nas redes de abastecimento, mas sim nas conexões ou nos ramais. Ele diz que é preciso focar na causa e não no problema. E a principal estaria relacionada à pressão nos canos que levam a água até o clientes.

“Para se ter ua ideia, desde que sai da rede de abastecimento até o quadro do hidrômetro são seis conexões enterradas. Em Santa Maria temos mais de um milhão de quilômetros de rede, uma extensão bastante grande que temos que cuidar. Estamos trabalhando para que não ocorram esses rompimentos instalando válvulas redutoras de pressão para minizar esses impactos”, diz.

Conforme Corim, a instalação de novos equipamentos tem resolvido problemas crônicos e antigos em algumas regiões. Ele cita como exemplo uma área da Rua José Bonifácio, no Centro, onde a empresa instalou um booster (sistema de bombeamento) que resolveu a demanda.

A mesma providência foi adotada no distrito de Arroio Grande, na zona rural do município, e no Bairro Lorenzi, na zona Sul. No caso do bairro da zona Sul, há problemas frequentes em algumas ruas. A parte operacional já está funcionando, mas ainda faltam ajustes.

CORSAN conserta redes rompidas para restabelecer abastecimento em três distritos e um bairro de Santa Maria

Novas tecnologias

Para chegar às casas dos santa-marienses, água percorre um milhão de quilômetros de redes desde que sai das barragens e das estações de tratamento e distribuição/Foto: Marcelo Oliveira, SEC/PMSM

Um dos pontos que ele destaca a partir da entrada da Aegea é o investimento em novas tecnologias. O sistema de controle de dados para subsidiar as equipes de campo (técnicos que atuam diretamente nas ruas) foi ampliado.

“Hoje, a gente pode visualizar todo o sistema de Santa Maria pelo celular. Temos um Centro de Operação Integrada em Porto Alegre, onde colegas conseguem visualizar os 317 municípios da Corsan com ceúlas para atender as cidades maiores, como Santa Maria”, explica.

Esse novo sistema permite, por exemplo, que técnicos façam manobras à distância, a partir dessa central instalada em Porto Alegre. Esse Centro de Controle já existia na época da Corsan pública, mas foi ampliado a partir da nova gestão, diz Corim.

CORSAN: Novo rompimento de tubulação em Santa Maria complica ainda mais a distribuição de água

Ligações clandestinas e desperdício de água

No podcast. o gestor de Relações Institucionais da Regional Centro da Corsan também falou sobre as ligações clandestinas, principalmente na rede de esgoto e do controle para evitar o desperdício de água. O impacto das enchentes de abril e maio, que deixaram o Estado vários dias sem água e com abastecimento precário, também foi abordada.

A Corsan está instalando equipamentos que ajudarão a identificar esses problemas. O conteúdo com João Corim está disponível nos canais do Paralelo 29 no Youtube e no Spotfy.

O Estação 29 é um oferecimento de Bella Storia – Brechó e Antiquário e de Classic Films, loja de acessórios e produtos automotivos. O podcast é conduzido por José Mauro Batista e Rodrigo Dias.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn