Paralelo 29

Empresária de Santa Maria e ciclista premiada morre atropelada por carreta no Trevo do Castelinho

Ana Maria Berleze, 63 anos/Foto: Reprodução, Redes Sociais

Ana Maria Berleze, 63 anos, andava de bicleta na BR-158 quando foi atingida por carreta bitrem, na manhã deste domingo

JOSÉ MAURO BATISTA – PARALELO 29

A empresária Ana Maria Berleze, de 63 anos, morreu atropelada na manhã deste domingo (12), no Trevo do Castelinho, na BR-158, em Santa Maria. Ela andava de bicicleta quando foi atropelada por um caminhão bitrem. Ana Maria também era professora estadual e advogada.

Casada com o médico otorrinolaringolista Pedro Luiz Cóser, Ana Maria e o marido eram apaixonados por ciclismo.

Ela tinha, inclusive, premiações e participações em corridas e competições ciclísticas no Brasil e em outros países. Em 2024, foi vice-campeã em uma competição de ciclismo nos Estados Unidos.

Colisão frontal na BR-290, em São Gabriel, deixa três mortos e criança em estado grave

Ciclista internacional

Em maio do ano passado, ela e o marido participaram da Gran Fondo Nova York (GFNY), nos Estados Unidos, corrida de ciclismo que atrai amadores e profissionais de todo mundo, conforme reportagem da Revista Interativa de Santa Maria. Em suas redes sociais, Ana Maria postava fotos e vídeos desses eventos esportivos e de trilhas que ela costumava fazer.

Conforme a reportagem da Revista Interatia, Ana Maria era atleta da Raptor Cycling Team de Santa Rosa e foi campeã da prova do GNY que ocorreu em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, em 2023. Essa colocação garantiu a ela o direito de largar no pelotão da frente na prova do campeonato mundial, em 19 de maio de 2024, em Nova York.

Na prova dos Estados Unidos, a empresária e ciclista santa-mariense conquistou a segunda colocação na faixa entre 60 e 64 anos, ficando como vice-campeã mundial de ciclismo de estrada GFNY.

Morre em Santa Maria o jornalista e radialista Derli Vargas, aos 75 anos

“É uma tragédia”, diz primo da empresária

“É uma tragédia, uma ironia do destino. Ela andava de bicicleta pelo mundo inteiro”, disse ao Paralelo 29 o empresário Renan Berleze Recchia, primo de Ana Maria.

De uma família tradicional de empresários do agronegócio (ramo arrozeiro), Ana Maria estava administrando uma das empresas da família.

O velório de Ana Maria Berleze será na Angeluz, na Avenida Hélvio Basso, nessa segunda-feira (13), das 8h às 16h30e o sepultamento. Após sairá o cortejo para o Cemitério São José (entrada pelo Santa Rita), em Santa Maria. Ana não tinha filhos.

Morre o médico Enedir Teixeira, pioneiro da neurocirurgia em Santa Maria

Como foi o acidente

Acidente ocoreu no Trevo do Castelinho/Foto: Reprodução vídeo, Paralelo 29

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Santa Maria, o acidente ocorreu por volta das 10h30, envolvendo uma carreta bitrem Scania R440, com placas de Fortaleza dos Valos.

O motorista, de 43 anos, viajava de Ibirubá com destino ao Porto de Rio Grande. Ao acessar o viaduto em direção à BR-392, ocorreu o acidente tipificado como atropelamento.

O trecho fica no limite entre os bairros Km3 e São José em direção a quem vai para o Bairro Camobi, na região Leste.

Adeus a Taltíbio de Mello Custódio, último pracinha da FEB na região, tem honras militares em Júlio de Castilhos

Trânsito no local

O caminhoneiro, que não teve o nome divulgado, não se feriu. A carreta, que transportava trigo, acabou passando por cima do corpo da vítima.

Peritos do Instituto Geral de Perícias (IGP) foram ao local para fazer o levantamento. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foi acionado.

Segundo a PRF, o trânsito no sentido Santa Maria-Itaara, na BR-158, foi parcialmente bloqueado para atendimento da ocorrência. O fluxo de veículos foi desviado pela lateral. As causas do acidente serão investigadas.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn