Paralelo 29

Azul, que opera em Santa Maria, e Gol anunciam estudo para fusão

Foto: Marcelo Camargo, Agência Brasil

Conversas avançarão a partir de abril, após reestruturação da Gol

As companhias aéreas Azul. que tem operações em Santa Maria, e Gol assinaram nessa quarta-feira (15) um memorando de entendimento para iniciar as negociações para uma fusão. Caso a união se concretize, a nova empresa concentrará 60% do mercado aéreo no país.

Pelo memorando, divulgado ao mercado financeiro na noite desta quarta, a fusão depende do fim da recuperação judicial da Gol nos Estados Unidos, prevista para abril. A nova empresa terá três conselheiros da Abra, holding que controla a Gol e a Avianca, três da Azul e três independentes.

O presidente do conselho da futura companhia (chairman em inglês) será indicado pela Abra e o diretor-executivo (CEO, na sigla em inglês) será indicado pela Azul.

Dessa forma, o CEO da Azul, John Rodgerson, assumirá a presidência do novo grupo após o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovarem a fusão, o que está previsto para 2026.

O memorando prevê que a nova companhia seguirá o modelo de “corporation”, empresa sem controlador definido, com a Abra sendo a maior acionista.

No entanto, a definição dos percentuais exatos de participação de cada aérea depende do fim da renegociação de dívidas da Gol nos Estados Unidos.

OPERAÇÕES DA AZUL EM SANTA MARIA

PORTO ALEGRE (RS) | AZUL LINHAS AÉREAS

Voos às segundas, quartas, sextas-feiras e domingos
• Santa Maria → Porto Alegre | Decolagem: 14h40min – Chegada: 15h30min
• Porto Alegre → Santa Maria | Decolagem: 13h10min – Chegada: 14h10min

CAMPINAS (SP) | AZUL LINHAS AÉREAS

Voos às terças, quintas e sábados
• Santa Maria → Campinas | Decolagem: 11h35min – Chegada: 14h
• Campinas → Santa Maria | Decolagem: 8h15min – Chegada: 11h05min

Gol também já operou em Santa Maria com voo para Congonhas (SP), a partir de 1º de novembro de 2022, porém após meio ano a rota foi suspensa em 9 de maio de 2023, com o fim da parceria com a VoePass, empresa que ainda mantém operações em Santa Maria em parceria com a compahia Latam Arlines. Atualmente, a Latam/VoePass oferta voos para Florianópolis (SC). Em março deste ano, a companhia deverá ter voos diários, passando de três para sete por semana para a capital catarinense.

Os voos partirão de Florianópolis rumo à Santa Maria no final da tarde. A tripulação e a aeronave pernoitam na cidade e retornam para a capital catarinense na manhã seguinte. A rota que liga o Coração do Rio Grande do Sul à Ilha da Magia iniciou em 27 de maio de 2023 e, até o final de 2023, movimentou mais de 9,1 mil passageiros.  

Marcas continuarão existindo

As marcas Gol e Azul continuarão a existir de forma independente, mas as duas aéreas poderão compartilhar aeronaves, com uma companhia fazendo voos da outra, de modo a aumentar a ligação entre grandes cidades e destinos regionais.

Nenhuma das duas companhias fará novos investimentos financeiros para a fusão, que envolverá somente ativos já disponíveis. A Azul também continuará a comprar aviões da Embraer e a buscar sinergias em voos internacionais.

Condições para o negócio se viabilizar

Conforme o memorando, a alavancagem das duas empresas somada não poderá ultrapassar a da Gol depois do fim da recuperação judicial. Se esse parâmetro não for alcançado, a fusão não se concretizará.

A alavancagem representa o uso de recursos de terceiros para multiplicar a capacidade de investimento de uma empresa.

No fim do terceiro trimestre, a Gol divulgou que a alavancagem estava em 5,5 vezes e, no comunicado desta quarta, informou que pretende chegar ao fim da recuperação judicial, em abril, com o indicador em torno de 4,5 vezes.

(Com informações de Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil)

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