Iniciativas ocorrem devido às fortes chuvas de maio de 2024 que causaram prejuízos em todo o Estado
EDUARDA PAZ – SECRETARIA DE COMUNICAÇAO DA PREFEITURA DE SANTA MARIA
As chuvas de maio de 2024 deixaram destruição na infraestrutura do Estado, como em pontes e vias públicas, que ainda precisam ser reconstruídas.
Para garantir a liberação de recursos para Santa Maria e alinhar as prioridades junto ao Governo Federal, o prefeito Rodrigo Decimo se reuniu, nesta quinta-feira (16), com o secretário de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Maneco Hassen.
Durante o encontro, ocorrido no Gabinete do Prefeito, Decimo apresentou os principais projetos encaminhados à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) e que são necessários para continuar a reconstrução do Município.
As prioridades
Entre as prioridades estão a complementação de recursos para a reconstrução da Estrada do Perau, além da recuperação das pontes na Estrada Municipal Ângelo Berleze, no Km 3, e na Rua Fontoura Ilha, no Bairro João Goulart. A recuperação de pontes em áreas rurais, como no distrito de Arroio Grande, também estava na pauta.
“Conseguimos alinhar as nossas principais demandas relacionadas à reconstrução e continuar ajudando quem mais precisa. O diálogo vai continuar para que tenhamos mais projetos liberados pela Sedec”, reforça o chefe do Executivo, acompanhado da secretária municipal de Governança, Carolina Lisowski.
O representante do Governo federal reforçou que a conversa é importante para os processos na Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil terem mais celeridade.
“Vamos conversar com a Sedec em relação aos projetos que estão em análise para acelerarmos os processos. Temos Santa Maria como uma das nossas prioridades dentro do Estado”, afirma o secretário de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, acompanhado do vereador Sidinei Cardoso (PT).
Também acompanharam a reunião, o secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Wagner da Rosa, o superintendente da pasta, Olni Ricardo Simas Dutra, a superintendente da Secretaria de Planejamento e Administração, Jéssica De Senne, e o engenheiro civil Victor Cunha.