Paralelo 29

Santa Maria se despede do Rei Momo Jaime Flores, que comandou o Carnaval por quatro décadas

Há 10 anos, no Carnaval de 2015, Jaime com a Corte/Foto: João Alves, SEC, PMSM, Arquivo

Carnavalesco teve uma trajetória que só foi interrompida de 2006 a 2010, quando a escolha era feita por concurso

JOSÉ MAURO BATISTA – PARALELO 29*

Santa Maria se despede de uma de suas celebridades mais conhecidas: o Rei Momo Jaime Costa Flores, que morreu na manhã desta sexta-feira (17), vítima de insuficiência respiratória, aos 75 anos. Jaime começou a trajetória de Rei Momo em 1980. Foram quatro décadas dedicadas à Corte do Carnaval santa-mariense.

O corpo de Jaime Flores está sendo velado desde às 13h desta sexta-feira na Funerária Angelos, Sala Turmalina, na Avenida Hélvio Basso, 1.519. Já o sepultamento ocorrerá na manhã deste sábado (18), às 9h, no Cemitério Ecumênico Municipal de Santa Maria. 

Mundo do samba dá adeus a Mestre Zinho, voz da Barão de Itararé e do Carnaval de Santa Maria

Longe da Corte por quatro anos em decisão polêmica

Depois de 26 anos à frete da Corte do Carnaval, Jaime teve um afastamento, entre 2006 e 2011, quando a Prefeitura de Santa Maria resolveu realizar um concurso para Rei Momo.

Na época, houve polêmica em torno do concurso, mas a seleção acabou acontecendo. No período, Santa Maria teve outros reis momos escolhidos pelo novo método.

Morre o médico Enedir Teixeira, pioneiro da neurocirurgia em Santa Maria

O retorno triunfal de Sua Majetasde

Jaime recebendo a chave da cidade do então prefeito Cezar Schirmer em 2014/Foto:JoãoVilnei, Arquivo, PMSM

No Carnaval de 2011, na gestão do então prefeito Cezar Schirmer (PMDB), Jaime foi chamado novamente para comandar a folia em Santa Maria. Ele aceitou e retornou.

Em 2011, a Prefeitura de Santa Maria publicou matéria sobre o retorno de Jaime Flores ao posto de Rei Momo da cidade.

Na matéria, Jaime relembra que seu reinado havia durado de 1980 a 2006. Ele também comemorou o retorno, pois, segundo ele próprio, “nunca perdeu a majestade”.

Jaime contou ainda que em todos os locais onde ia era lembrado como “o nosso Rei Momo”.

Fico feliz em saber que não esqueceram de mimdepois de quatro anos fora”, disse, lembrando que ainda era identificado em todos os locais onde passava como “nosso Rei Momo”:

Fico feliz em saber que não esqueceram de mim depois de quatro anos”, contou.

Em 2011, a Prefeitura de Santa Maria publicou uma entrevista no formato ping-pong com Rei Momo. O material, que traz o perfil do já veterano carnavalesco, foi produzido pela então acadêmica de Jornalismo da Prefeitura Thassiani Porto e marcou o retorno triunfal de Jaime à Corte do Carnaval santa-mariense.

Adeus a Taltíbio de Mello Custódio, último pracinha da FEB na região, tem honras militares em Júlio de Castilhos

Confira, abaixo, o perfil do Rei Momo, Jaime Flores:

Nome: Jaime Flores
Cor preferida: Vermelho
Comida preferida: Arroz, feijão e carne com molho
Time: Internacional
Entidade que representa: “O Rei Momo não representa apenas uma entidade, ele representa toda a cidade.”
Historia com o samba: “Comecei na corte da Sociedade Treze de Maio, fui presidente da Escola de Samba Vila Brasil, participei, durante 10 anos, da corte do Carnaval daquela época. Fui escolhido Rei Momo a primeira vez em 1980, um ano antes participei do Baile da Balança no Treze de Maio, onde fui selecionado para concorrer a Rei Momo no ano seguinte. Depois disso fiquei na corte durante 26 anos”.
Como está se preparando para o Carnaval: “Antes o Carnaval era apenas aqueles 4 dias , hoje temos festas por quase 30 dias, por isso tenho que manter uma alimentação balanceada e tomar bastante líquidos para manter a hidratação”.
O Carnaval por Jaime: “A maior alegria do povo é o Carnaval. É a época mais feliz do ano”.
Vida de Rei Momo: “Ser Rei Momo é uma responsabilidade grande. Eu encaro como um serviço, tem que ter responsabilidade. O papel do Rei Momo é transmitir alegria e fazer o povo feliz. Eu agradeço muito por ter sido convidado a fazer parte da corte novamente. Sempre é uma honra representar a nossa cidade”.

(*Com informações do site da Prefeitura de Santa Maria)


 

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn