Paralelo 29

Lúcia Madruga é a primeira mulher eleita a assumir como prefeita de Santa Maria

Foto: Samuel Marques, SEC, PMSM

Antes dela, em 2006, a vereadora Anita Costa Beber, como presidente da Câmara, assumiu o Executivo

JOSÉ MAURO BATISTA – PARALELO 29

A professora Lúcia Madruga (PP), vice-prefeita de Santa Maria, é a primeira mulher eleita para o Executivo a assumir o cargo de prefeita da cidade. O fato histórico se deu na manhã desta segunda-feira (24), quando o prefeito Rodrigo Decimo (PSDB) transmtiu o cargo a ela.

Lúcia ficará dois dias como prefeita em exercício, período em que Decimo estará em São Paulo (SP) participando de um evento relacionado a parcerias público-privadas (PPP).

O prefeito santa-mariense vai falar sobre a experiência de Santa Maria com a PPP da Iluminação Pública, que está em andamento desde o ano passado.

No discurso de transmissão do cargo, Decimo destacou o momento histórico em que, em 166 anos, pela primeira vez, uma mulher eleita vice-prefeita assume a Prefeitura da cidade.

“É uma alegria estar transmitindo o cargo para ti, Lúcia. Já fizemos história como a primeira mulher eleita como vice-prefeita. É motivo de muita honra esse novo capítulo que você (Lúcia) escreve na história da nossa cidade”, afirmou Decimo.

Lúcia, por sua vez, retribuiu os elogios do prefeito e disse estar pronta para os desafios dos próximos quatro anos ao lado do titular. Ela também destacou estar confiante e otimista em relação ao que a nova administração pretende entregar para Santa Maria nos próximos anos.

Madruga, que é professora universitária e atua no agronegócio, está na administração municipal desde 2017, primeira administração do prefeito Jorge Pozzobom (PSDB), antecessor de Decimo.

Ela ficou quase oito anos como secretária municipal de Educação e só saiu para concorrer a vice-prefeita. No ano passado, quando ainda seu nome não havia sido oficializado para concorrer, Madruga participou do podcast Estação 29, onde falou sobre sua trajetória e abordou temas.

CONFIRA AQUI a cobertura da transmissão de cargo feita pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria e uma galeria de fotos do ato.

RUA SETE: Câmara de Santa Maria vai criar Frente Parlamentar para tentar reabrir via bloqueada há seis anos

Vereadora já havia assumido como prefeita em 2006

Lúcia Madruga é a primeira vice-prefeita eleita de Santa Maria a assumir a Prefeitura da cidade. Mas antes dela, outra mulher já havia ocupado o cargo de prefeita interina.

Essa situação ocorreu em 2006, quando a então vereadora Anita Costa Beber (na época, do PP) era presidente da Câmara. Em uma ocasião em que o então prefeito Valdeci Oliveira (PT) e seu vice, Werner Rempel (na época, do PT), estavam ausentes, Anita assumiu a função.

Anita foi vereadora até a legislatura passada, quando foi eleita pelo PP. Ela trocou de sigla e foi para o Podemos, tentou a reeleição, mas não conseguiu manter a cadeira no Legislativo.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn