Em menos de uma semana duas ações foram realizadas e duas pessoas foram presas
Na manhã desta terça-feira (25), em ação integrada da Polícia Civil e Brigada Militar, foi deflagrada a Operação Enguia, em Santa Maria. O objetivo da ofensiva é desarticular grupos criminosos suspeitos de diversos furtos e roubos na região.
A Operação Enguia mobilizou um efetivo de 25 policiais civis e 37 militares, além do apoio de cães do canil do 2º Batalhão de Polícia de Choque (BPChq).
No total, foram utilizadas 15 viaturas para o cumprimento de seis mandados de busca e apreensão em residências no Beco do Beijo, Bairro Camobi.
A ação contou com o apoio da Brigada Militar através do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon), do Batalhão Ambiental e do 2º BPChq.
Duas detenções
Durante a operação, um homem de 31 anos foi preso por receptação e tráfico de drogas, com a apreensão de seis porções de maconha e um aparelho celular que constava como roubado.
O segundo detido, um homem de 51 anos, foi preso por receptação qualificada de fios em uma recicladora que funcionava em sua casa, na Rua Bolívia, também em Camobi.
A ação contou ainda com a fiscalização da Prefeitura Municipal, que, após o cumprimento do mandado na recicladora clandestina, recolheu os materiais de procedência duvidosa encontrados no local. A operação foi coordenada pelo delegado Antônio Firmino Neto, titular da 4ª Delegacia de Polícia de Santa Maria.
Já a Polícia Civil divulgou a mesma operação, mas noticiou uma prisão e apreensão de um celular objeto de roubo. O indivíduo possui antecedentes por furto e ameaça e foi encaminhado à Penitenciária Estadual de Santa Maria.
Reclicagens na mira
Em menos de uma semana esta é a segunda operação policial em reciclagens da cidade. Na quinta-feira passada, dia 20, a Delegacia de Polícia Regional coordenou uma ação com a Patrulha Ambiental da Brigada Militar e outros órgãos como a Guarda Municipal, a Vigilância Sanitária e o setor de fiscalização da RGE.
Na ocasião, foi cumprido um mandado de busca e apreensão em uma reciclagem da cidade, que resultou na prisão em flagrante de uma mumlher de 50 anos, proprietária do estabelecimento. Ela foi presa por furto de energia elétrica.
O mandado de busca e apreensão foi expedido com base em uma investigação de receptação de produtos oriundos de furtos, em especial fios e cabos de cobre.
Na ação, os agentes públicos apreenderam fios sem procedência, além de um medidor de energia elétrica pertencente à RGE e que era utilizado de forma clandestina, o que caracterizou o furto de energia. Essa operação foi coordenada pelo delegado regional, Sandro Meinerz.
(Com informações da Polícia Civil)