Paralelo 29

Irmã Lourdes Dill: Papa Francisco, um profeta dos nossos tempos

Papa Francisco em um bairro pobre de Kangemi, durante Visita Apostólica ao Quênia, em 2015 /Foto Vatican News

IRMÃ LOURDES DILL – Filha do Amor Divino e missionária em Moçambique, na África

No dia 20 de abril, dia da Páscoa o Papa Francisco passou pela grande multidão para dar sua mensagem de despedida deste mundo.

Ninguém imaginava que esta passagem, esta bênção seria a sua despedida. Abençoou povo e se despediu para sempre. No dia 21, no clima da Páscoa, vai ao encontro do Senhor Ressuscitado, numa data tão significativa como a Páscoa.

O Papa Francisco foi um dos maiores profetas dos nossos tempos. Foi firme e fiel no anúncio do Evangelho de Jesus a quem representava como maior líder da Igreja Católica no mundo e corajosamente denunciava os que vivem no individualismo, no acúmulo, na ganância e na ostentação do poder.

Neste dia, toda humanidade e não somente os Católicos perdemos uma voz profética e respeitosa que semeava o bem, a humildade, a esperança e a solidariedade.

Francisco viveu pobre, simples, humilde, sem ostentação, e nos últimos tempos sendo conduzido numa cadeira de rodas, mesmo com saúde frágil, carregava uma agenda exaustiva no seu dia a dia. Francisco foi um homem de diálogo e na defesa dos Direitos Humanos, e da vida em todas as suas dimensões, raças, culturas.

Dedicou muito tempo, com equipes de trabalho, sobre temas urgentes e necessários para toda a humanidade. O Papa Francisco desafiou a Igreja e os cristãos para uma Igreja Sinodal e do diálogo e inclusiva e próxima dos povos, raças e culturas.

Foi um grande e incansável defensor da Paz, da dignidade humana, da Ecologia Integral, do diálogo Inter Religioso, de uma economia justa e solidária, na partilha dos bens comuns da Terra e a política a serviço do Bem Comum e do Bem Viver de todos os povos.

Os seus gestos e ações falaram alto quando chorou com os migrantes, defendeu os povos originários , acolheu os moradores em situação de rua no entorno do Vaticano, caminhou com os jovens, idosos crianças e ao caminhar nas periferias abraçou os pobres e marginalizados.

Com grande destaque valorizou as mulheres nomeando inclusive para altos cargos dentro do Vaticano, algo nunca acontecido até então.

Convocou a humanidade para o cuidado do Planeta Terra, nossa Casa Comum, lançando a Encíclica Laudato Si Elaborada com participação de cientistas dos cinco Continentes, em vista de uma ecologia integral.

Querido Papa Francisco, hoje sentimos sua ausência física, mas somos gratos a Deus e ao seu profético Legado para o presente e o futuro da humanidade.Rezamos para que o Espírito Santo ilumine todos os cardeais do Conclave que vão escolher o seu sucessor para continuidade deste grande legado para todos nós. Papa Francisco presente em nova vida e missão.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn