Empresa de abastecimento de água lidera ranking divulgado pelo órgão em 2024
Alvo de constantes reclamações da população, a Corsan Aegea foi a campeã de registros no Programa Municipal de Proteção ao Consumidor (Procon) em 2024. O ranking das empresas com maior número de reclamações foi divulgada pela Prefeitura de Santa Maria.
Ao todo, segundo a Secretaria de Transparência e Controle, foram 5.377 reclamações no Procon em todo o ano passado, a maioria referente aos serviços de concessionárias de serviços públicos (agua e luz), instituições financeiras e serviços de telefonia móvel e internet.
“Este ranking nos revela um cenário atípico, onde as concessionárias de água e luz figuram no topo da lista junto dos bancos e serviços de telefonia e internet. Também observamos a presença de mais de 100 reclamações de seis instituições sindicais relacionadas aos descontos indevidos de aposentados, tema que chegou ao Procon SM ainda em 2023 e que, desde então, viemos alertando o Ministério da Justiça e Segurança Pública”, destaca a coordenadora executiva do Procon-SM, auditora fiscal Marcia da Rocha.
RECLAMAÇÕES POR EMPRESA EM 2024
Os registros foram feitos por cidadãos santa-marienses descontentes com serviços:
- Corsan – 371
- Oi S.A. – 235
- Claro S.A. – 194
- Banco BMG S.A.- 145
- RGE – 161
- Banco Agibank S.A. – 117
- Banco do Estado do Rio Grande do Sul SA – 112
- Banco Pan S.A. – 109
- Banco Itaú BBA S.A. – 106
- Banco Santander (Brasil) S.A. – 106
- Facta Financeira S.A. – 104
- Caixa Econômica Federal – 100
- Telefônica Brasil S.A. – 81
- Yeesco Ind. e Com. de Confecções LTDA – 79
- Magazine Luiza S.A. – 78
- Banco Bradesco S.A. – 77
- Tim S.A. – 76
- Banco CSF – S.A. – 63
- Lojas Quero-Quero S.A. – 58
- Banco do Brasil S.A. – 56
- Carrefour Com. e Ind. LTDA – 50
- Nu Pagamentos S.A. – 46
- Lojas Colombo S.A. – 38
- Hipercard S.A. – 38
- Banco Daycoval S.A. – 35
- Verde Administradora S.A. – 34
- Midway S.A.- 30
- Lojas Riachuelo S.A. – 28
- Banca Cooperativo Sicredi S.A. – 27
- Samsung Eletrônica da Amazônia LTDA. – 26
- Luizacred S.A. – 26
- Drebes & Cia LTDA – 26
- Banco C6 S.A – 26
- Crefisa S.A. – 24
- Associação De Aposentados Mutualista para Benefícios Coletivos – 24
- Realize Crédito, Financiamento e Investimento S.A. – 23
- Amar Brasil Clube de Benefícios – 22
- Banco C6 Consignado S.A. (Banco Ficsa S.A.) – 22
- Lojas Renner S.A. – 21
- Centro De Estudos Dos Benefícios Dos Aposentados e Pensionistas – 21
- Serasa S.A. – 20
- Mercado Livre – 20
- Deltasul Utilidades LTDA – 20
- Uniao Nacional Dos Aposentados e Pensionistas do Brasil – 18
- Banco Itaubank S.A. – 18
- Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical – 17
- Mercado Pago – 17
- Paraná Banco S.A. – 17
- Associação de Proteção e Defesa dos Direitos dos Aposentados e Pensionistas – 17
- Ifood.com Agência de Restaurantes Online S.A. – 16
- PagSeguro Internet S.A. – 15
- Eagle Sociedade de Crédito Direto S.A. – 15
Onde procurar atendimento
Para atendimento em Santa Maria, os consumidores que precisarem podem recorrer ao serviço de atendimento online do Procon-SM, que recebe reclamações a qualquer hora do dia.
Também é possível agendar horário no Procon-SM pelo telefone (55) 3174-1556, WhatsApp (55) 99178-3621 (somente texto) ou pelo e-mail atendimento.proconsm@gmail.com.
Os canais atendem das 8h30min às 16h30min, de segunda a sexta-feira e estão disponíveis tanto para agendamento de atendimento presencial quanto para sanar dúvidas. O Procon-SM está localizado na Avenida Rio Branco, 639, Centro.
“Em caso de dúvidas antes de contratar qualquer serviço ou adquirir algum bem, é possível contatar o atendimento para obter informações. O Procon possui uma lista de sites não confiáveis, uma ferramenta pública utilizada como referência para informar os consumidores sobre sites a serem evitados”, reforça Marcia. A lista de sites não confiáveis pode ser conferida aqui.
No atendimento presencial é obrigatório levar: documento pessoal e os contratos das dívidas. Caso não tenha, o consumidor pode levar qualquer documento que comprove o débito, como faturas, comprovantes de pagamento de compras ou serviços, entre outros.
Para não residentes que adquiriram produtos ou serviços em Santa Maria, o atendimento pode ser feito tanto pelo serviço online do Procon-SM quanto pela plataforma digital consumidor.gov.br do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
(Com informações de Lenon de Paula – Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)