Paralelo 29

Morre Maria José, ex-tesoureira do Colégio Metodista Centenário, aos 103 anos

Maria José na festa de 100 anos/Foto: Colégio Centenário, Divulgação

Ex-aluna interna da escola metodista em Santa Maria, ela foi tesoureira da instituição por 44 anos

JOSÉ MAURO BATISTA – PARALELO 29

Três dias depois da morte da diaconista Maria Onofre Gonçalves Dias, de 97 anos, a sociedade metodista de Santa Maria se despede de outra figura simbólica. Morreu na terça-feira (20), aos 103 anos de idade, Maria José Soares da Rocha. Ela foi aluna e funcionária do Colégio Centenário.

Maria José estudou no Colégio Metodista Centenário de Santa Maria entre 1933 e 1940. Na época, ela era do internato e se destacou como atleta de vôlei e basquete nos anos em que estudou na instituição. Depois, ela passaria a servir à instituição como funcionária.

Vida dedicada à instituição metodista

Em 1941, Maria José assumiu a função de tesoureira do Centenário, função que ocupou por 44 anos, até 1985, quando se aposentou.

A ex-tesoureira também foi educadora e assistente administrativa da instituição. Dos seus mais de 100 anos, 52 foram vividos no prédio histórico.

Ao lado de Maria Onofre, a centenarista Maria José dedicou anos de trabalho a uma instituição ligada à Igreja Metodista de Santa Maria e ao próprio metodismo.

Incêndio que marcou e a festa dos 100 anos

Um incêndio em 16 de maio de 2007, há 18 anos, destruiu uma parte da história do Colégio Centenário Metodista. Uma das peças destruídas pelo fogo foi justamente a tesouraria, lugar onde Maria José dedicou parte da sua vida.

Em 2021, ao completar 100 anos, Maria José ganhou uma festa no Colégio Centenário. A recepção, com direito a bolo e velinhas, ocorreu na Fonte D´água, um dos espaços que ela mais gostava.

Na época, o mundo vivia a pandemia de covid-19 e em Santa Maria não era diferente: mesmo com o uso obrigatório de máscaras, a celebração foi realizada com os devidos protocolos.

A última visita, homenagens e despedida

Talvez a última visita da antiga tesoureira ao que restou do Colégio Centenário ocorreu e 12 de agosto de 2023, quando ela foi visitar o empreendimento da Construtora Jobim, que reconstruiu o prédio histórico. Na ocasião, ela foi recebida pelo diretor da empresa, Gustavo Jobim, e visitou as obras do Centenário Residence School.

Nas redes sociais, ex-alunos do Colégio Centenário relembraram Maria José. A ex-tesoureira foi velada e sepultada na terça-feira, no Cemitério Ecumênico Municipal de Santa Maria.

http://colegiometodista.g12.br/centenario/centenarista-maria-jose-comemora-100-anos-na-fonte-dagua

Ex-aluna e ex-funcionária do colégio, Maria José Soares da Rocha, 92 anos, pôde acompanhar de perto a entrega do relógio. Ela, que morou no local por 52 anos, conta que o objeto ficava bem na entrada da escola, e que as meninas eram proibidas de passar na frente dele.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn