Paralelo 29

PODCAST: “Vim para Santa Maria, de trem, direto de um baile de carnaval”, conta Vicente Paulo Bisogno, uma das vozes do rádio

Foto: Estação 29, Paralelo 29

Jornalista, que mantém o programa de rádio mais longevo da cidade, participou do Estação 29, onde falou sobre sua trajetória

JOSÉ MAURO BATISTA – PARALELO 29

No Carnaval de 1962, a família Bisogno deixou São Gabriel para morar em Santa Maria. Pai, mãe e filhos embarcaram no trem para o que, na época, era uma longa viagem da Terra dos Marechais ao Coração do Rio Grande.

Os meninos, entre eles Vicente Paulo, brincavam em um baile de Carnaval Infantil no Clube Caixeiral de São Gabriel e partiram direto para Santa Maria. Nem deu tempo de tirarem a fantasia da festa. Além do casal, sete filhos formavam a família.

A DESLUMBRANTE RIO BRANCO ENCANTOU OS MENINOS

Ao chegarem em Santa Maria, os guris depararam com a então pujante Avenida Rio Branco com seus edifícios. Confirmava-se a ideia que tinham de que a nova cidade era uma capital.

“A gente se deslumbrou, ao subir a Rio Branco, com aqueles arranha-céus”, relembra Vicente, referindo-se aos edifícios Brilmann e Mauá, entre outros que já existiam no início dos anos 60.

A NOVA MORADIA E A PENSÃO

Vicente, nessa época, tinha 11 anos. Ele e os irmãos deixaram a terra natal porque os pais viam em Santa Maria as oportunidades que São Gabriel já não oferecia.

“A Universidade Federal era a grande porta da esperança”, diz o radialista de 75 anos ao se referir às primeiras impressões da terra da Boca do Monte. Nessa época, a UFSM estava nascendo, mas já atraía estudantes e famílias para Santa Maria.

Os Bisogno foram para uma casa na esquina da Coronel Niederauer com Serafim Valandro, onde a mãe abriu uma pensão para estudantes. O dinheiro da locação de quartos complementava a renda da família. Bisogno pai trabalhava como representante comercial e dependia de vendas.

CARREIRA NO RÁDIO

Mais tarde, o menino Vicente Paulo se formou em Comunicação Social- Jornalismo e consolidou uma carreira longeva no rádio, que segue até hoje, atualmente na Rádio Imembui.

Vicente Paulo Bisogno, uma das vozes mais conhecidas do rádio em Santa Maria, participou do Estação 29, podcast do Paralelo 29.

No bate-papo com José Mauro Batista e Rodrigo Dias, em 16 de maio, véspera do aniversário de Santa Maria, Vicente falou da carreira como comunicador, da sua trajetória na política (ele foi vereador pelo PDT por dois mandatos) e da cidade que o acolheu há mais de seis décadas.

O podcast completo com Vicente Paulo Bisogno também está disponível no canal do Paralelo 29 no Youtube, onde podem ser acessados outros podcasts.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn