Paralelo 29

Mulher vítima de violência doméstica que matou agressor em Cruz Alta é absolvida depois de 10 anos

Foto: Joédson Alves, Agência Brasil

Ela chegou a ficar presa durante um ano

O Tribunal do Júri de Cruz Alta absolveu, na última terça-feira, 29 de julho, uma mulher de 43 anos, vítima de violência doméstica, que matou o agressor com uma facada, há 10 anos. Os jurados entenderam que a mulher agiu para se defender.

A informação é da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS), que atuou na defesa da mulher.

Na ocasião, a mulher atingiu o companheiro com um golpe de faca após ser ameaçada e atacada durante uma discussão. A mulher chegou a ficar presa por cerca de um ano.

Na época, o marido tinha 30 anos. Segundo a Defensoria Pública, o homem tinha histórico de ameaças contra a mulher. Na data do fato, ele teria avançado contra a mulher, versão que foi confirmada por um dos filhos dela, que teria ouvido a fala do padastro.

Ainda segundo a Defensoria, o homem também tinha histórico de ameaças contra outra mulher quem se relacionou.

O que disse a Defensoria no Júri

O defensor público Paulo Freire d’Aguiar Viana de Souza, que atuou em plenário, sustentou, entre outras teses, a legítima defesa da ré.

“A Defensoria Pública teve um papel essencial ao trazer a versão da assistida para o conselho de sentença com a potência jurídica necessária para superar as duas vulnerabilidades que a constringiam: a vulnerabilidade relacionada ao processo penal, enquanto pessoa acusada, e a vulnerabilidade relacionada à questão de gênero, considerando o relato por parte da assistida de violência no âmbito doméstico”, destacou.

(Com informações da Defensoria Pública do RS)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn