O governo estadual anunciou nesta quinta-feira (3) que Santa Maria e região passarão de 55 para 65 leitos de UTI Covid pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
São 10 novos leitos no Hospital Regional e cinco reativados no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm).
Desta forma, serão 30 leitos no Hospital Regional, 20 no Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo e 15 no Husm.
Durante reunião virtual com o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB), a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, confirmou, primeiramente, a liberação de 10 novos leitos de UTI para o Regional.
Santa Maria tem mais duas mortes por Covid
Regional passa a ter 30 leitos de UTI Covid
Desta forma, o complexo hospitalar do Bairro Parque Pinheiro passará a oferecer à população 30 leitos de UTI Covid, além dos 40 leitos clínicos que já dispõe para atender a comunidade.
Ainda com o objetivo de reforçar o atendimento a pacientes de Covid em Santa Maria e região, a secretária de Saúde confirmou a reativação de cinco leitos de UTI Covid para o Husm.
Mais 5 leitos de Covid para Santa Maria
De acordo com o prefeito, os novos leitos eram um compromisso que o governo estadual havia assumido com Santa Maria e região e que, agora, se concretiza com o anúncio.
“Essa nova estrutura é muito importante neste momento em que estamos registrando a alta taxa de ocupação de leitos e constante proliferação do vírus”, reforça Pozzobom.
Hospitais de Santa Maria receberão R$ 1,9 milhão para combater Covid
Estado diz que liberação deve ocorrer o mais breve possível
Conforme Arita, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) está tratando de agilizar a nova estrutura do Regional com o Instituto de Cardiologia.
“Os equipamentos já estão chegando e os leitos para Covid estarão à disposição o mais breve possível”, disse a secretária.
Também participaram da reunião a secretária adjunta de Saúde do Estado, Aglaé da Silva e o secretário de Saúde de Santa Maria, Guilherme Ribas.
As servidoras Fabrícia Ennes da Silva Costa e Carla Boniatti, por sua vez, representaram a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS).
Covid já matou 111 pessoas em Santa Maria
Estado sob bandeira vermelha
Atualmente, Santa Maria e região estão sob bandeira vermelha, classificação para alto risco de contágio.
Como consequência do agravamento dos indicadores, 19 das 21 regiões do Estado estão sob alerta de alto risco.
Apenas duas estão sob bandeira laranja, que representam risco médio de disseminação do vírus.
Artigo: A gestão plena da saúde em Santa Maria
Medidas restritivas em vigor
Com o avanço da Covid no Rio Grande do Sul, o Palácio Piratini anunciou uma série de medidas. Tudo com a finalidade de conter o vírus.
Entre elas, constam, por exemplo, a limitação do horário do comércio até as 20h e a suspensão de festividades de fim de ano.
Igualmente, as autoridades reforçaram os apelos para que a população gaúcha siga as recomendações de distanciamento e uso de máscara.
O governo estadual divulgará nesta sexta-feira (4) o novo mapa provisório do distanciamento controlado.
(Com informações da prefeitura de Santa Maria)