Agentes da Guarda Municipal (GM) e da Fiscalização Municipal Integrada de Santa Maria interditaram praças, academias ao ar livre e pracinhas de brinquedo. A medida tem a finalidade de conter o avanço da Covid.
Os servidores da prefeitura colocaram fitas de restrição e avisos à população informando sobre a decisão, que obedece a decreto estadual.
Na semana passada, o governo do Estado proibiu a permanência de pessoas em espaços públicos abertos sem controle de acesso.
Por isso, a prefeitura isolou bancos, brinquedos e equipamentos das academias ao ar livre a fim coibir o uso.
Em algumas pracinhas, os agentes ergueram os brinquedos para que estes não fiquem ao alcance das crianças.
11,1 milhões de gaúchos sob bandeira vermelha
Fechamento não é completo, diz GM
As ações foram executadas entre sexta-feira (4) e segunda-feira (7) ao mesmo tempo que integrantes da Patrulha da Máscara conversavam com as pessoas que estavam nesses locais.
De acordo com o superintendente da GM, Santo Cordeiro, as áreas públicas não serão fechadas completamente.
Segundo ele, apenas brinquedos, bancos e equipamentos das academias foram isolados para evitar aglomerações.
A prefeitura alega que não tem como manter a higienização desses locais toda vez que os equipamentos públicos são usados.
Brasil tem 176,9 mil mortos por Covid
Prefeitura pede compreensão da população
O superintendente da GM pede a compreensão dos santa-marienses, uma vez que a medida tem como objetivo preservar a saúde pública.
Alguns locais já haviam sido isolados, mas a sinalização havia sido retirada. Os servidores, então, recolocaram placas e isolaram os locais novamente.
“Estes cuidados e zelos são em prol de todos”, destaca Santos, que coordenou a operação juntamente com a fiscalização.
Entre os espaços isolados estão as praças do Mallet, dos Bombeiros, do Caridade, do Fórum e do Masm (Museu de Artes de Santa Maria).
RS elabora plano de vacinação contra Covid
Bancos, brinquedos e academias são lacrados
Da mesma forma, a frente de trabalhou também lacrou bancos, brinquedos e academias ao ar livre nos bairros Nonoai, Nova Santa Marta, Camobi e Dom Antônio Reis, entre outros.
No sábado (5) e domingo (6), agentes da Patrulha da Máscara, fiscais e guardas municipais percorreram áreas centrais e bairros da cidade para orientar a população sobre o avanço da Covid, que já matou 114 pessoas em Santa maria.
As equipes destacaram os cuidados e as medidas de higiene na prevenção ao coronavírus.
Conforme o secretário de Gestão e Modernização Administrativa, Marco Mascarenhas, o movimento nas ruas e nas praças foi abaixo do esperado, apesar de ser um final de semana.
Santa Maria passa a ter 65 leitos de UTI Covid
Agentes percorreram locais de circulação
Os agentes percorreram pelo menos 15 locais no Centro e na periferia. Eles priorizaram áreas de grande circulação de pessoas como o Calçadão Salvador Isaia, Rua do Acampamento, e Parque Itaimbé.
Nos bairros, entre outros locais, foram percorridas as avenidas Paulo Lauda (Tancredo Neves), e Evandro Behr e Roraima (Camobi), bem como a região dos quartéis.
Santa Maria tem mais duas mortes por Covid
Como denunciar aglomerações e outras situações
Por fim, a prefeitura pede que a população denuncie o descumprimento das medidas de isolamento e de distanciamento social.
Os cidadãos podem encaminhar denúncias à Guarda Municipal pelos números 153, (55) 99217-8122, 99167-4728 e 99167-8452 (os celulares, somente via WhatsApp), que são exclusivos para essa finalidade.
(Com informações da prefeitura de Santa Maria)