A menos de um mês para o primeiro turno das eleições municipais, os seis candidatos a prefeito de Santa Maria dão novo ritmo as suas campanhas.
Embora o horário eleitoral e as redes sociais deem o tom da corrida sucessória, inclusive por causa da pandemia de Covid-19, os concorrentes não descuidam do tête-à-tête com eleitor
E eles pegaram a rua esta semana, talvez com mais intensidade do que no início da busca por votos.
Diversidade na Escola renderá mais polêmica, posição do deputado e sucessora de vereado
Campanha chega a todos os cantos
Além da campanha de portão em portão, devidamente com máscaras para evitar o vírus, os candidatos Evandro de Barros Behr (Cidadania), Jader Maretoli (Republicanos), Jorge Pozzobom (PSDB), Luciano Guerra (PT), Marcelo Bisogno (PDT) e Sergio Cechin (Progressistas) incorporaram carreatas regionalizadas.
Chamadas de minicarreatas, por conta do percurso e da quantidade de veículos, essas visitas motorizadas acabam dando agilidade aos postulantes e volume à campanha.
Rescaldos do debate, rei do marketing, Farret e marqueteiro
Debate abriu a semana
A semana começou tensa por causa do debate promovido pela Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), OAB local e Sindicato da Construção Civil (Sinduscon).
O confronto ocorreu na segunda-feira (19) e colocou os prefeituráveis frente a frente.
Depois desse embate, eles partiram para fazer aquilo que mais interessa no momento: conquistar os eleitores e seus votos para o primeiro turno, que ocorrerá no dia 15 de novembro.
Título de eleitor não é obrigatório para votar
Das redes sociais para a rua
Depois de priorizar as redes sociais no início da campanha, o candidato do Cidadania, Evandro de Barros Behr, intensificou as agendas de rua.
E mesmo mantendo reuniões com empresários, ele passou a dedicar mais tempo nos bairros e vilas.
Durante a semana, em mais de um dia, Behr visitou bairros e vilas. Entre os locais percorridos, estão Centro, Bonfim, Nossa Senhora de Presidente, Lorenzi, Beco da Babilônia (Vila Oliveira) e Nova Santa Marta, onde visitou, na sexta-feira (23), uma ONG de trabalho solidário.
Behr, que tem como vice, Carla Kowalski (Cidadania), também panfletou no paradão de ônibus da Rio Branco e até em semáforos.
AGENDA
Sábado e domingo
- A assessoria do candidato Evandro de Barros Behr informou que ele terá vários compromissos no final de semana, entre eles entrevista a uma rádio, visita a apoiadores no Centro e reunião com dentistas. Os dias e horários não foram especificados.
Justiça Eleitoral faz alerta sobre propaganda em Santa Maria
Campanha com o filho no colo
Depois de postar vídeos fantasiado de super-homem e andando a cavalo, o candidato Jader Maretoli (Republicanos) aproveitou o aniversário do filho primogênito para reforçar um de seus bordões, que é “candidato da família”. Pegou o pequeno Joseph, que completou 3 anos na quarta-feira (21), e foi para a rua.
Com o filho no colo, ele conversou com eleitores e posou para fotos. Sua campanha mantém combinação intensa entre agendas de rua e redes sociais.
Jader também foi à sabatina que a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) está fazendo com os candidatos. Ele tem aparecido mais com a vice, Maria Helena Rodrigues (Republicanos).
AGENDA
Sábado
- Tarde – caminhada e carreata em bairro
Domingo
- Até o fechamento da reportagem, a assessoria do candidato Jader Maretoli não havia passado a agenda de domingo
Com menos de um mês para a eleição, TSE reforça medidas
Carreatas e mais agenda com o vice
Candidato à reeleição, o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) começa a aparecer mais junto com o candidato a vice, Rodrigo Decimo (PSL).
Ao que parece, essa é uma estratégia para alfinetar o atual vice-prefeito, Sergio Cechin (Progressistas), que rompeu com o tucano no início do ano para se candidatar a chefe do Executivo.
Outra aposta de Pozzobom é mostrar volume de campanha. Por isso, as carreatas por região vêm ganhando destaque, assim como as caminhadas.
Nesta semana, foram três minicarreatas, de terça-feira (20) a quinta (22): duas nos bairros da região Norte e uma no Bairro Urlândia, Região Sul. Tudo isso alternado com os compromissos da prefeitura.
Vitrine, propaganda capenga, paternidade assumida e vice na Capital
AGENDA
Sábado
- Tarde – Carreata em Camobi (a partir das 16h) e pedalaço nas ruas da cidade (a partir das 17h)
Domingo
- Manhã – Gravação de programas eleitorais
- Tarde – Carreata com candidatos a vereador (a partir das 15h30min)
Eleições em Santa Maria: campanha tem carreatas, numerologia e super-homem
Bandeiras redesenhadas e estrelas
O candidato do PT, Luciano Guerra, passou a apostar em estrelas do partido para respaldar sua candidatura.
Além do deputado estadual Valdeci Oliveira, seu padrinho político, que o acompanha até em agendas, Luciano tem mostrado petistas-raiz nos programas, como o ex-senador Eduardo Suplicy, nome histórico da sigla, e o senador Paulo Paim.
Luciano pretende demarcar sua candidatura com propostas de corte de cargos e da metade do seu salário.
E também com agendas que agradem o empresariado e a retomada de algumas bandeiras petistas mais populares, porém redesenhadas, como o programa Pé no Bairro e participação popular. Seu vice é o também vereador Marion Mortari (PSD).
Candidatos à prefeitura apelam para palanque virtual na largada da campanha
AGENDA
Sábado
- Tarde – Campanha no Bairro Tancredo Neves o dia inteiro, com caminhada, adesivaço (14h) e carreata (17h30min)
Domingo
- Manhã – Caminhada nas Vilas São Serafim e Ecologia e gravação de entrevista
- Tarde – Caminhada nos bairros
Indiretas no debate, vídeo polêmico e o candidato sem adversário
Mais tempo para aliados
O candidato do PDT, Marcelo Bisogno, mantém a estratégia de divulgar as candidaturas a vereador da coligação.
Tanto que mudou um pouco o formato e a duração das lives, que passam a ter 12 minutos, número do partido. Bisogno, que tem Fabiano Pereira (PSB) como seu vice, também intensificou a agenda de rua.
De domingo a quinta, entre outros locais, ele esteve nas vilas Rossato e Presidente Vargas, no Calçadão e nos bairros Camobi, Carolina e Tancredo Neves. A coligação organizou, ainda, uma carreata na zona Sul.
As visitas na periferia geralmente têm como anfitriões líderes comunitários e candidatos à vereança, que gravam vídeos mostrando problemas de infraestrutura.
AGENDA
Sábado
- Tarde – Entrevista em rádio, chá com mulheres e candidato a vereador, visitas a comunidades
- Noite – Reunião com candidata a vereadora
Domingo
- Manhã – Caminhadas em bairros e vilas e almoço com candidato a vereador
- Tarde – Carreata na zona Oeste (a partir das 17h)
Giro do Paralelo 29: irmã de vice apoia adversário e muito mais
Deputados e cidade na palma da mão
O atual vice-prefeito, Sergio Cechin, candidato do Progressistas, recebeu a visita de três deputados do partido esta semana: Jerônimo Goergen e Afonso Hamm (federal) e Ernani Polo (estadual), presidente da Assembleia Legislativa.
O candidato esteve na Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), onde apresentou proposta da Lei de Liberdade Econômica.
Nas redes sociais, posta vídeos mostrando conhecer a cidade “como a palma da mão”.
De carro, ele vai comentando sobre locais por onde passa e conta histórias, como a lenda urbana que cerca a Soteia, a casa mais antiga da cidade, no Bairro Passo D´Areia, na qual Dom Pedro II teria se hospedado. Cechin tem como vice, Francisco Harrisson (MDB), Dr Francisco.
* Até o fechamento desta edição, a assessoria do candidato não havia enviado a agenda de sábado e domingo do candidato Sergio Cechin.