A força-tarefa que fiscaliza o cumprimento de decretos municipais para combater a Covid-19 flagrou uma festa particular com aproximadamente 250 pessoas na madrugada de domingo (7), no distrito de Santo Antão, na estrada de acesso a São Martinho da Serra.
Os fiscais notificaram e atuaram o responsável pelo evento, e a Brigada Militar realizou Termo Circunstanciado.
Os agentes da prefeitura e da Brigada Militar foram até o local depois que o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) recebeu denúncia sobre aglomeração e a presença de pessoas sem máscara na festa.
Mais de 9,4 mil vistorias no combate à Covid em Santa Maria
Mais junções no bairro Rosário
Já nas ruas Silva Jardim e do Rosário, no Bairro Nossa Senhora do Rosário, próximo à área central da cidade, cerca de 100 pessoas estavam aglomeradas e sem máscara, consumindo bebida alcoólica em via pública.
Conforme a prefeitura, quando os servidores chegaram ao local e constataram a veracidade de informação, o público se dispersou rapidamente.
No entanto, a equipe conseguiu contatar com alguns frequentadores e os orientou. Depois, as pessoas foram dispersadas.
No mesmo local, a Fiscalização Municipal autuou e notificou o responsável por um comércio de bebidas. Não havia licença para o estabelecimento funcionar.
Santa Maria em bandeira vermelha pela quinta semana seguida
Estabelecimentos notificados no bairro Medianeira
Ainda na noite de sábado (6), os fiscais estiveram em três estabelecimentos ao longo da Avenida Fernando Ferrari, no Bairro Medianeira.
Havia aglomerações e pessoas sem máscara, e os locais estavam funcionando fora de horário.
As equipes orientaram a respeito dos decretos municipais notificaram os responsáveis. A Brigada Militar também lavrou Termo Circunstanciado.
Na sexta-feira (5) e na madrugada de sábado, a força-tarefa dispersou em torno de 70 pessoas na Rua Silva Jardim, no Bairro Rosário.
Santa Maria já tem 215 mortes por Covid
Carros e aglomerações em dois locais
Em outra ação, a força-tarefa averiguou denúncia de aglomeração de pessoas em uma distribuidora de bebidas na RSC-287.
No local, estavam aproximadamente 20 veículos e 30 pessoas, que foram dispersadas e orientadas quanto ao cumprimento dos decretos.
A fiscalização constatou também a junção de cerca de 250 pessoas e em torno de 100 carros na Rua David Ribeiro, no Bairro Tomazetti, próximo a um condomínio residencial. Os fiscais dispersaram o público.
Pacientes de Manaus ficarão isolados no Hospital Regional
Festas clandestinas não são novidade
As batidas em festas com aglomeração, sobretudo eventos clandestinos, têm sido frequentes em Santa Maria.
Em dezembro, os fiscais interromperam uma festa de empresa com cerca de 30 pessoas, na estrada Antônio Aita, no Bairro Km3. O responsável foi notificado por permitir aglomeração e a presença de pessoas sem máscara.
Igualmente, em dezembro, servidores flagaram um rodeio com cerca de 40 pessoas aglomeradas e sem máscara.
O evento, que ocorria na Vila Nossa Senhora da Conceição, no Bairro Caturrita, foi interrompido, e os responsáveis foram notificados.
No início de janeiro, um homem foi autuado por realizar uma festa clandestina em um terreno, no bairro Urlândia, às margens da BR-392.
Conforme a prefeitura, aproximadamente 400 pessoas participavam da balada clandestina, aglomeradas e sem máscara.
Ainda no início do mês passado, outra festa clandestina, com cerca de 150 pessoas, foi flagrada em uma chácara, no bairro Diácono João Luiz Pozzobom.
(Com informações da prefeitura de Santa Maria)