Santa Maria vai receber 2.140 doses pediátricas da Pfizer para aplicação da primeira dose em crianças. O município não receberá doses da Coronavac nesta remessa. As outras cinco maiores cidades da Região Central – Agudo, Caçapava do Sul, Júlio de Castilhos, Santiago e Restinga Seca também receberão doses de vacinas disponíveis.
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) distribuirá aos municípios gaúchos, na segunda-feira (7), 189.960 doses de vacinas contra a Covid-19 da Pfizer e da Coronavac destinadas às crianças. As vacinas do público infantil são destinadas à primeira dose (D1).
Covid: Com mais seis mortes, Santa Maria já registra 24 óbitos no ano
AS DOSES PARA AS SEIS MAIORES CIDADES DA REGIÃO
- Agudo – 110 doses da Pfizer
- Caçapava do Sul – 510 doses da Coronavac e 240 da Pfizer
- Júlio de Castilhos – 360 doses da Coronavac e 160 da Pfizer
- Restinga Seca – 240 doses da Coronavac e 100 da Pfizer
- Santa Maria – 2.140 doses da Pfizer
- Santiago – 540 doses da Coronavac e 350 da Pfizer
Covid: RS emite segundo alerta consecutivo para todas as regiões
Para quem são as vacinas
Acesse aqui a planilha de distribuição das doses para crianças nas outras cidades gaúchas. Nela constam todos os municípios da região de Santa Maria (Região Central), que inclui a Quarta Colônia.
Em reunião na sexta-feira (4), o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do RS (Cosems/RS) decidiu que todos os municípios receberão doses pediátricas da Pfizer, que podem ser administradas em crianças de 5 a 11 anos e naquelas enquadradas como imunodeprimidas.
Já as vacinas da Coronavac, que podem ser aplicadas em crianças de 6 a 11 anos sem doença imunossupressora, serão distribuídas para equalizar os estoques dos 497 municípios gaúchos. Isso fará com que todos recebam, no mínimo, 75% do quantitativo suficiente para toda a faixa etária.
Covid: não vacinados ou com dose atrasada representam 70% das hospitalizações e mortes
Na terça, RS vai distribuir doses para adultos
Já na terça-feira (8), o governo gaúcho vai distribuir aos municípios mais 303.250 doses da vacina Oxford/Astrazeneca para dose de reforço da população com 18 anos ou mais.
O Rio Grande do Sul ainda recebeu ainda 323.500 doses de vacinas da fabricante Janssen. Os frascos ficarão reservados na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi) para envio posterior.
Santa Maria vacina 35 crianças indígenas contra a Covid
Secretária pede registro de todas as doses aplicadas
A secretária adjunta de Saúde do RS, Ana Costa, ressaltou a importância das prefeituras registrarem todas as doses aplicadas para atualização dos dados nacionais e estaduais e para o levantamento próprio do governo estadual sobre o andamento da vacinação.
“Os dados que vemos registrados hoje não representam o belíssimo trabalho realizado pelos municípios, que estão se esforçando para vacinar o máximo possível de crianças”, disse Ana Costa.
Covid: Santa Maria confirma 6 mortes, entre elas a de uma criança
Apagão de dados em nível nacional
Em 10 de dezembro do ano passado, o site do Ministério da Saúde sofreu um ataque hacker que acabou gerando um apagão de dados gerais da Covid-19. O governo federal só conseguiu restabelecer o sistema depois de um mês.
Assim, ainda há resquícios do apagão de dados, que afetou o monitoramento da pandemia no Brasil entre o final do ano passado e o início deste ano.
(Com informações do governo do RS)