Santa Maria poderá contar, em breve, com mais um hospital-escola. A Casa de Saúde avançou mais um passo para receber a certificação como um hospital de ensino ao receber, na última semana, nota máxima em avaliação do Ministério da Educação (MEC). Em termos práticos, isso significa que cidade e região poderão contar, em um futuro próximo, com mais um hospital de referência pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A avaliação incluiu os demais locais que também recebem alunos, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas) e o Hospital São Francisco de Assis, estabelecimentos de saúde igualmente gerenciados pela Sefas (Associação Franciscana de Assistência a Saúde).
Falta de insumos para exames preocupa hospitais no país
Equipe do MEC esteve na cidade
A Casa de Saúde é um dos campos de prática dos estudantes de Medicina da Universidade Franciscana (UFN) e contribuiu para que o curso recebesse o conceito máximo (nota 5) do MEC.
Os avaliadores do Instituto Nacional de Pesquisas e Assuntos Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é responsável pela gestão das visitas de avaliação para o MEC, esteve nas instituições entre os dias 20 e 22 de junho.
Nos campos de prática, os técnicos avaliaram as instalações físicas, equipamentos, acomodações, campos de estudo, presença do aluno nas atividades e o acompanhamento dos professores.
Casa de Saúde receberá R$ 2,3 milhões para revitalizar fachada
Sefas aguarda resposta
Para o Hospital Casa de Saúde, isso representa uma conquista que aproxima a instituição da certificação como um hospital de ensino. O requerimento foi encaminhado ao Ministério da Saúde no ano passado, e agora é aguardado o retorno das avaliações por parte da pasta.
“Conquistar a certificação de hospital de ensino significa aumentar a resolutividade e a qualidade de atendimento, já que haverá um favorecimento na busca de pesquisas para novas tecnologias. Nós já preparamos o hospital de acordo com as leis para obter a certificação, e isso já fez com que a qualidade aumentasse”, explica Maria Inês Righi Alves, gerente de ensino.
Prefeitura abre licitação para ampliar ESF Maringá, no Diácono Pozzobon
Expectativa de ampliar serviços
Atualmente, o hospital Casa de Saúde, que é municipal, atende casos de baixa e média complexidade. Com a certificação de hospital de ensino, será possível buscar um aumentar da complexidade em algumas áreas e, até mesmo, aumentar o porte do hospital.
A instituição recebe cerca de 850 alunos da área da saúde por semestre oriundos de várias escolas e é o principal hospital para o internato do curso de medicina da UFN, mantendo sob rodízio aproximadamente 160 alunos contínuos e os demais 320 sob escalas temporárias durante o semestre.
Dez hospitais da região integram mutirão de 72 mil cirurgias
Outros locais foram avaliados
A avaliação do MEC em Santa Maria também incluiu o Hospital de Caridade Dr Astrogildo de Azevedo e Unidades Básicas de Saúde (UBS), que igualmente recebem acadêmicos.
O município e a região já contam com um hospital-escola, que é o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), instituição de saúde e ensino vinculada à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e referência regional em atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
(Com informações da Tempórea Comunicação de Frente)