Paralelo 29

PODCAST: “Ainda não vai dar para a grande maioria comer picanha”, diz economista Daniel Coronel

Arte/Estação 29

Professor da UFSM avaliou a economia internacional, nacional e local no Estação 29

JOSÉ MAURO BATISTA – PARALELO 29

A maioria dos brasileiros ainda não vai poder assar uma picanha para comer, conforme prometido pelo presidente Lula durante a campanha eleitoral de 2022.

A avaliação é do professor Daniel Arruda Coronel, docente do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que participou do Podcast Estação 29.

De acordo com o professor, a economia brasileira melhorou, os índices de desemprego caíram e a inflação ficou dentro da meta, o que não acontecia há bastante. No entanto, Coronel ressalva que os juros altos, apesar também de uma queda da taxa Selic, impedem o acesso ao consumo.

“2023, ao que pese a desconfiança inicial no novo governo, o clima muito forte de tensionamento político, surpreendeu positivamente”, avalia o professor, destacando, contudo, que há alguns desafios para a economia brasileira: taxa de juros, que precisa cair ainda mais, e o projeto de reindustrialização nacional, que precisa avançar.

PODCAST: “Empresas locais têm uma dificuldade muito grande de competir; por isso, estão fechando”, diz economista Daniel Coronel

Coronel também falou sobre a economia santa-mariense e sobre os cortes orçamentários que afetam a UFSM. Esta foi a primeira entrevista do podcast Estação 29 em 2024. José Mauro Batista e Rodrigo Dias entrevistaram o professor.

O Estação 29 tem o patrocínio de Bella Storia – Antiquário, Brechó e Restauração de Móveis e de Classic Films, loja de acessórios e serviços automotivos.

Este e outros episódios estão disponíveis nos canais do Paralelo 29 no Youtube e no Spotfy. Para anunciar no Estação 29, é só contar pelo email comercial@paralelo29.com.br

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn