Paralelo 29

Entidades empresariais de Santa Maria lançam campanha contra comércio informal

Foto: Arquivo, SEC, PMSM

Inciativa tem apoio da Prefeitura de Santa Maria e será lançada nesta quarta-feira

GABRIEL MARQUES – SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE SANTA MARIA

A Prefeitura é apoiadora da campanha “O Barato Sai Caro”, uma realização da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Maria, que será lançada nesta quarta-feira (27), às 9h, no Itaimbé Palace Hotel. A iniciativa busca, através da conscientização, levar os comerciantes informais para a formalidade.

“O Barato Sai Caro” também tem a finalidade de ressaltar os benefícios sociais, econômicos e tributários para o desenvolvimento de Santa Maria, resultantes do trabalho formal. De acordo com o vice-prefeito Rodrigo Decimo, a maior preocupação do Poder Executivo é gerar oportunidades para que este público dê início ao seu próprio negócio.

“Por isso, ao longo dos anos, criamos cursos e capacitações, como o Emprega Santa Maria. Já formamos operadores de caixa, vendedores e técnicos de vendas. Promovemos cursos no Capacita+, oferecendo cursos de Atendimento ao Turista e Técnicas no Serviço de Recepção Hoteleira. Recentemente, começaram as aulas dos cursos de costura básica e industrial para os setores têxtil e de confecções. Ao oferecer qualificação, damos oportunidades às pessoas que muitas vezes acabam na informalidade, e, ao mesmo tempo, valorizamos o comércio formal, que gera emprego e renda a milhares de pessoas”, pontuou Decimo.

A campanha deve ser realizada em três fases. A primeira delas será voltada à conscientização e ao diálogo com os comerciantes informais, seguida da capacitação dos mesmos e, por fim, a fiscalização. Conforme o secretário de Licenciamento e Desburocratização (Seld), Pietro Junior, antes de qualquer medida punitiva, geralmente há tentativas de conscientização e orientação:

“A pasta continuará seu trabalho de fiscalização, prevenção e orientação à população, intensificando esforços em colaboração com outras entidades para oferecer oportunidades de emprego e cursos de profissionalização”.

ENTIDADES

Segundo o presidente da CDL Santa Maria, Márcio Rabelo, há a participação de 12 entidades de classe envolvidas com a campanha “O Barato Sai Caro”.

“Estamos mobilizados e agora lançaremos, com o apoio da Prefeitura, a campanha para conscientizar a nossa população sobre os impactos que a prática dessa atividade irregular causa aqui na nossa cidade. A gente sabe que é nocivo não apenas para a economia, mas socialmente falando. As entidades empresariais, sensibilizadas com essa demanda vinda da categoria, resolveram encampar essa campanha para abordar essa pauta tão urgente em nosso município”, destacou Rabelo.

ENTIDADES PARTICIPANTES

Confira, abaixo, quais são as entidades participantes da iniciativa:

  • CDL Santa Maria
  • Associação de Hotéis, Restaurantes, Agências de Viagens e Turismo (Ahturr)
  • Associação Indústria em Movimento (ASSIM)
  • Associação Rural de Santa Maria
  • Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism)
  • Espaço Contábil
  • Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Santa Maria (Sindigêneros)
  • Sindicato da Habitação de Santa Maria (Secovi)
  • Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Santa Maria (SHRBS)
  • Sindicato da Indústria da Construção Civil de Santa Maria (Sinduscon)
  • Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Santa Maria (SIMMMAE)
  • Sindicato dos Lojistas do Comércio de Santa Maria (Sindilojas)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn