Samara Timóteo, de 14 anos, que desapareceu na segunda-feira, foi localizada no município de Palhoça, em Santa Catarina
JOSÉ MAURO BATISTA – PARALELO 29
A adolescente Samara Benites Timóteo, de 14 anos, foi localizada nesta quarta-feira (24), na aldeia guarani Morro do Cavalo, no município de Palhoça, Estado de Santa Catarina, a 714 km de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, onde ela mora com os pais em outra aldeia guarani.
Informações que chegaram ao Paralelo 29 pela rede de apoio formada para localizar a menina, Samara teria viajado de carona. De Santa Maria até a cidade catarinense são aproximadamente 9 horas de viagem via terrestre, pelas BRs 287 e 101.
O trajeto mais provável teria sido de Santa Maria a Porto Alegre. Da capital gaúcha a adolescente seguiu até o município de Palhoça, pela BR-101. Ainda há informações sobre como Samara se deslocou até o Estado vizinho.
Pai de adolescente indígena desaparecida pede apoio para encontrar a filha
O pai de Samara, o cacique Mbya guarani Cesário Tenório, disse que a filha está bem e que a família pretende buscá-la provavelmente nesta quinta-feira (24). Ele não informou se a família tem parentes ou conhecidos em Palhoça.
A delegada Luíza Souza, titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Santa Maria, que investiga o caso, é cautelosa. Ela disse ao Paralelo 29 que a DPCA está aguardando confirmar as informações.
ATUALIZADO: Família procura adolescente indígena desaparecida em Santa Maria
O desaparecimento
Conforme a ocorrência registrada na Polícia Civil, Samara desapareceu por volta das 11h da última segunda-feira (22), no campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Acompanhada da mãe, Luísa Benites, Samara teria ido a uma apresentação de um coral na Creche Ipê Amarelo. A mãe ficou com o celular da filha. Depois da apresentação, Samara sumiu.
A última imagem dela registrada em Santa Maria seria a de uma câmera de videomonitoramento da UFSM. Pela imagem, Samara estava nas proximidades do Centro de Ciência e Tecnologia (CT) por volta das 11h28min de segunda-feira.
Por volta das 12h15min, ela teria sido vista por uma mulher nas proximidades do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). Conforme relato dessa mulher ao Paralelo 29, a adolescente perguntou que horas seriam. Depois, atravessou a rua e ficou na “esquina” do Husm.
Durante as buscas, a família recebeu uma informação de que a garota teria sido vista caminhando em direção ao município de Paraíso do Sul, município da Quarta Colônia. O pai chegou a pedir ajuda para percorrer a região à procura da filha.
Samara mora na aldeia Guarani em Santa Maria e estuda na escola estadual que atende a comunidade indígena.