Paralelo 29

ENCHENTE: Santa Maria não corre risco de ficar sem comida nos próximos dez 10 dias

Foto: José Mauro Batista, Paralelo 29

Prefeitura reuniu-se com entidades empresariais para tratar do abastecimento e pede que população adote consume consciente de água, alimentos e combustível

LENON DE PAULA – SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE SANTA MARIA

Prezando pela transparência das informações essenciais e considerando as chuvas históricas que atingem o Município, a Prefeitura de Santa Maria reforça a necessidade do consumo consciente de água, alimentos e combustível.

Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira (3) na Cacism, o vice-prefeito Rodrigo Decimo e representantes de entidades empresariais de Santa Maria repassaram à população a situação atual do abastecimento de alimentos, combustível e água na região.

“Estamos vivendo uma das maiores, se não a maior crise climática já vivida em Santa Maria e em todo o Estado. Precisamos, mais que nunca, atuar de forma conjunta, coordenada e colaborativa. Precisamos evitar desesperos em relação ao consumo, porque um consumo exagerado, com a intenção de estocar alimentos, água, o que for, vai causar efetivamente uma possível falta e desabastecimento. Contamos com a colaboração de toda a população para que seja prezado o consumo consciente pois, desta forma, não iremos ter qualquer problema relacionado ao desabastecimento”, pontua o vice-prefeito Rodrigo Decimo.

ALIMENTOS

O município não corre risco de desabastecimento de gêneros alimentícios nos próximos 10 dias. Entretanto, o consumo consciente irá assegurar a disponibilidade e o acesso igualitário aos itens básicos. A recomendação é que os contribuintes comprem seus alimentos de maneira regular, consciente e sem excessos. Se cada um comprar apenas o que irá consumir, não haverá problema de escassez de produtos.

Devido ao papel de Santa Maria como centro logístico e à interrupção temporária das rodovias, os alimentos disponíveis no município serão destinados prioritariamente à população local, assegurando o suprimento necessário.

Os estoques de alimentos estão sendo monitorados e a estimativa do Sindigêneros Região Centro é que, a depender das condições climáticas e a liberação de algumas rodovias, na próxima segunda-feira (6) cheguem à cidade novas cargas dos mais variados produtos. A entidade também informa que os hortifrutigranjeiros (frutas, hortaliças e legumes) são os únicos alimentos cuja oferta foi comprometida em função das chuvas.

O Executivo Municipal, por meio do Procon-SM, orienta que os fornecedores não aumentem os valores dos produtos e serviços, e que a compra seja limitada caso haja aumento na demanda. Caso o contribuinte perceba aumento nos preços, basta informar ao Procon-SM por meio dos contatos de WhatsApp (55) 991783621, telefone (55) 31741556 ou pelo e-mail atendimento.proconsm@gmail.com.  

COMBUSTÍVEL

Não haverá falta de combustível em Santa Maria mas, como há rotas alternativas mais extensas para a chegada de combustível à cidade – cuja liberação é dinâmica e também depende das condições climáticas – existe uma redução do nivelamento de estoque de combustível nos postos.

A orientação é que os contribuintes abasteçam, também, de forma consciente e sem excessos. Com o consumo consciente de combustível por parte dos contribuintes, também permanecerá a disponibilidade de abastecimento para a frota das forças de segurança que atuam de forma intensa nos atendimentos de ocorrências e resgates de pessoas em situação de risco.

ÁGUA

A Corsan informou sobre as medidas emergenciais adotadas desde o rompimento ocorrido na última terça-feira (30) de três adutoras do Rio Ibicuí, que corresponde a 70% do abastecimento do Município.

Com a implementação de novos sistemas de bombeamento de água para a estação de tratamento – esforço que também depende de condições climáticas e hidrológicas favoráveis –, a estimativa é que até o final desta sexta-feira o abastecimento de água da cidade passe de 50% para 80%.

A orientação, até que o abastecimento seja normalizado, é que o uso de água seja consciente e racionalizado, evitando o desperdício.

A Companhia segue realizando manobras na rede para que todos os bairros sejam abastecidos de forma alternada até que seja possível normalizar todo o sistema.

Também foi aumentada a vazão da Barragem do DNOS, para que mais água chegue até a estação de tratamento e possa ser distribuída às residências. Até o momento, onze caminhões-pipa foram disponibilizados para abastecer, principalmente, os hospitais e serviços de saúde.

A Prefeitura, em conjunto com a Cacism, o Sindigêneros Região Centro, CDL Santa Maria, Espaço Contábil Região Centro e Sindilojas, enfatiza a importância de compartilhar apenas informações verídicas de fontes confiáveis e evitar a disseminação de notícias falsas que podem gerar pânico ou desinformação.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn