Paralelo 29

ENCHENTE: FAB transporta adolescente com hemorragia cerebral para o Husm

Foto: Divulgação, FAB

Menina de 13 anos estava internada em Cachoeira do Sul e necessitando de ventilação mecânica; já foram 20 mil resgates

A Força Aérea Brasileira (FAB) transportou para o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) uma menina de 13 anos que estava internada em um hospital de Cachoeira do Sul com hemorragia cerebral, neste domingo (5).

A adolescente estava necedssitando de ventilação mecânica e não tinha como permanecer em Cachoeira do Sul. Por volta das 14h, o helicóptero H-60L Black Hawk do 5º Esquadrão do Oitavo Esquadrão Pantera pousou na Base Aérea de Santa Maria (Basm) após realizar a missão de Evacuação Aeromédica (EVAM).

RS já soma 20 mil resgates

O número de pessoas ilhadas devido às enchentes e que já foram resgatadas supera os 20 mil. Os trabalhos envolvem militares das Forças Armadas, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Brigada Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e voluntários. O balanço foi divulgado na tarde deste domingo (5) pelo Palácio do Planalto.

O contingente envolvido nos resgates também aumentou. Nas Forças Armadas, o efetivo está em quase 900 pessoas considerando Exército, Marinha, Aeronáutica e agências parceiras.

O trabalho envolve pelo menos 30 helicópteros, quatro aeronaves, 866 viaturas, 182 embarcações e 85 equipamentos de engenharia.

O Ministério da Justiça também atualizou o balanço da pasta nas ações de salvamento. Ao todo, estão envolvidas 734 pessoas, das quais 319 integrantes da Polícia Federal, 315 da Polícia Rodoviária Federal e 100 da Força Nacional de Segurança. Desse total, 674 são policiais e 60 são bombeiros.

Em relação aos equipamentos, as forças de segurança utilizam 48 caminhonetes especiais, 20 viaturas comuns, 18 botes de resgate, nove embarcações de resgate, seis viaturas-reboque, quatro helicópteros, dois caminhões, um jet-ski e uma carreta tanque de abastecimento.

A partir deste domingo, a Força Aérea Brasileira (FAB) emprega uma aeronave remotamente pilotada na região da Quarta Colônia, próximo a Santa Maria.

A orientação é que pessoas isoladas, em situação de risco e com necessidade de resgate, ao visualizar ou ouvir a aeronave, saiam dos abrigos, sinalizem ou façam marcas no solo, de modo que possam ser identificadas.

Também neste domingo, um helicóptero da Receita Federal chegou a Porto Alegre para apoiar os trabalhos de resgate e salvamento.

O superintendente da Receita no estado, Altemir Linhares de Melo, anunciou que o Fisco também ofereceu drones da instituição para ajudar a Defesa Civil na avaliação dos danos causados pelas chuvas e na busca por pessoas desaparecidas. O governo do Uruguai também disponibilizou um helicóptero com equipe de oito pessoas para ajudar nos salvamentos.

Saúde

Um voo da FAB levará insumos hospitalares de nutrição parenteral e 20 duplas de aeromédicos (médico e enfermeiro) da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Tesouro Nacional liberou R$ 580 milhões em emendas parlamentares, das quais mais de 90% se destinam ao Ministério da Saúde, que deve iniciar os pagamentos nesta segunda-feira (6).

Há a possibilidade de novas liberações ao longo da semana, na medida em que os órgãos apontarem mais emendas prontas para o pagamento. Os recursos beneficiarão 458 municípios, incluindo 251 diretamente afetados pelas chuvas.

(Com informações da FAB e de Welton Máximo – Agência Brasil – Brasília)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn