A castração gratuita auxilia tutores que estejam registrados no Cadastro Único
JOYCE NORONHA – SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE SANTA MARIA
Com o compromisso de manter a população canina e felina sob controle no Município, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, fez um mutirão de inscrições para o serviço Castramóvel na tarde desta terça-feira (4).
A ação registrou 40 cadastros de cães e gatos, que passarão pelo procedimento de histerectomia. O serviço é direcionado a proprietários de cães que estejam inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e que não tenham condições de custear a castração.
A iniciativa é promovida pela Superintendência de Bem-Estar Animal da pasta, e faz parte do programa Controle de Natalidade e Controle Populacional do Município.
“O Castramóvel está em atuação há pouco mais de dois anos e é um sucesso neste período de atuação. Hoje abrimos 60 vagas para cadastro e fechamos em 40, o que é bom. Nas próximas semanas vamos levar o mutirão de registro aos bairros. Reforçamos que esses mutirões são para cadastro dos animais e não, ainda, para o procedimento. A cirurgia ocorre em outro momento, com agendamento. O tutor vai ser informado sobre o dia, horário e cuidados prévios para o procedimento”, destaca o superintendente de Controle e Bem-Estar Animal, Alexandre Caetano.
A próxima etapa de cadastros deve ocorrer na próxima semana, na Vila Schirmer, com 60 vagas. Assim, que local e horário estiverem definidos, as informações serão divulgadas no site da Prefeitura. Não é possível solicitar agendamento no Castramóvel fora do período de cadastros.
O CASTRAMÓVEL
O procedimento cirúrgico realizado é a ovariohisterectomia, que consiste na castração de animais fêmeas por meio da remoção dos seus ovários e útero.
O Castramóvel é gerido pela empresa Ninagut Consultoria Veterinária, de Minas Gerais, vencedora da licitação, com contratação de profissionais de Santa Maria para atuarem nas atividades cirúrgicas. Iniciou suas operações no final de março de 2022. Desde então, realizou mais de 2,6 mil castrações no Município.
A unidade está instalada no Galpão da Secretaria de Meio Ambiente, na Rua Adão Schneider, 55, Bairro João Goulart, e realiza cirurgias agendadas para a castração de cães fêmeas nas segundas e quintas-feiras.
A Superintendência de Controle e Bem-Estar Animal entra em contato por ligação telefônica com os cadastrados para comunicar as datas e os horários das castrações. Para esclarecer dúvidas e mais informações, o contato deve ser feito pelo e-mail castracao.sma@gmail.com ou pelo telefone (55) 3174-1543, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.
REQUISITOS
Para participar, é necessário que o animal:
* tenha idade mínima de 6 meses e máxima de 8 anos;
* tenha, preferencialmente, peso máximo de 10 quilos;
* esteja estritamente domiciliado, alojado dentro das dependências do imóvel, e sem livre acesso à rua e contato com outros animais;
* esteja vermifugado e em bom estado de saúde e higiene.
Não são aceitos animais:
* braquicefálicos (focinho curto), como pug, pinscher, lhasa apso, shih-tzu, buldogue e outros mestiços com essa característica devido ao risco anestésico;
* com pulgas, carrapatos, sarna, diarreia, fracos ou debilitados, ou acometidos por doenças infectocontagiosas;
* portadores de TVT (fêmeas e machos) ou com tratamento quimioterápico em andamento;
* em período de estro (cio), em gestação ou amamentando;
* que estejam soltos ou semi-domiciliados;
* com tumores ou neoplasias.