Paralelo 29

Morre Lúcio Flávio Lautenschlager, dirigente do PT e um dos idealizadores do Minuano da Canção

Foto: Reprodução, Facebook

Trabalhista histórico, ele teve uma empresa de seguros e foi acionista de uma emissora de rádio

JOSÉ MAURO BATISTA – PARALELO 29

Morreu nesta sexta-feira (8), em Santa Maria, o aposentado Lúcio Flávio Lautenschlager, bastante conhecido no meio político e empresarial santa-mariense. Lúcio Flávio, que iria completar 70 anos no próximo dia 23, estava hospitalizado por conta de problemas cardíacos e pulmonares.

Segundo dirigentes do PT, ao qual era filiado, Lúcio Flávio havia sido internado no Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo (Hospital de Caridade), deu alta e votou no primeiro turno.

Depois, teve uma crise de falta de oxigênio e foi internado novamente. Ele estava hospitalizado desde 13 de outubro. No ano passado, Lúcio Flávio já havia passado por uma internação hospitalar pelos mesmos problemas.

PODCAST: “Minha candidatura incomoda muita gente desde 2020”, diz Alice Carvalho, vereadora mais votada em Santa Maria

Passagem pelo ramo empresarial

Além da militância político partidária, Lúcio Flávio teve passagem pelo meio empresarial. Nos anos 90, ele era sócio de uma empresa de seguros.

Ele também chegou a ser cotista da Rádio Santamariense, após uma compra de ações da emissora por um grupo de empresários locais. Também foi dono da Sociedade Esportiva Medianeira, que promovia eventos festivos e alugava quadras de futebol.

Ultimamente, Lúcio Flávio estava aposentado, mas, segundo amigos, fazia negócios imobiliários e se dedicava à militância partiária.

ELEIÇÕES 2024: PP passa o MDB e se torna a sigla com mais prefeituras no centro do RS

Militância trabalhista e de esquerda

Lúcio Flávio, em 2016, defendendo a então presidente que foi alvo de impeachment naquele ano/Foto: Reprodução

Lúcio Flávio ficou conhecido por sua militância trabalhista e de esquerda. Nos anos 90, ele foi do PDT, chegando a presidir o partido em Santa Maria em 1998.

Quando houve uma debandada de pedetistas para o PT, no final dos anos 90, o empresário acompahou os dissidentes.

Anos mais tarde, em 2004, concorreu a vereador pelo PMDB, obtendo 804 votos, em uma campanha que dividiu a família, já que um irmão, Alfonso Lautenschalager, concorria ao mesmo cargo pelo PT.

Depois dessa passagem pelo PMDB, Lúcio Flávio aderiu ao PPL, mais tarde incorporado ao PC do B. Nessa época, por volta de 2014, ele trabalhou no gabinete do vereador Werner Rempel, que era filiado ao PPL. Lúcio Flávio acabou deixando o PPL e retornou ao PT.

Em outubro do ano passado, ele foi eleito para integrar o Conselho Fiscal do PT de Santa Maria. Na campanha eleitoral deste ano, Lúcio Flávio teve intensa participação na pré-campanha e no primeiro turno, apoiando a chapa Valdeci Oliveira (PT) e José Haidar Farret (União Brasil) para a Prefeitura. Também trabalhou na campanha do vereador eleito Sidinei Cardoso, o Sidi (PT).

De personalidade forte e polêmica, Lúcio Flávio era do tipo de militante que “comprava briga” nas redes sociais e que não tinha medo de expor suas posições, mesmo que elas desagradassem amigos e familiares.

Defendia com veemência o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ex-presidente Dilma Rousseff, entre outras lideranças petistas e de esquerda. Foi assim até seus últimos dias.

AGU diz que anistia a santa-marienses e outros réus do 8 de janeiro é inconstitucional

Petistas lamentam perda

Em 2016, com os companheiros de PT Sidi Cardoso e Rogério Rosado/Foto: Reprodução, Facebook

Em suas redes sociais, o deputado estadual e candidato a prefeito nas eleições deste ano Valdeci Oliveira (PT) lamentou a morte do companheiro de partido.

“Notícia triste para encerrar a semana: o nosso amigo e grande parceiro de lutas Lúcio Flávio Lautenschlager despediu-se deste plano. A perda nos pega de surpresa, pois, há poucas semanas, ele estava conosco, com todo vigor, na campanha eleitoral em Santa Maria”, diz um trecho da mensagem postada nas redes sociais do deputado.

“Uma grande perda de um amigo e um guerreiro que vai fazer muita falta para a democracia”, diz Raul Villaverde, dirigente petista em Santa Maria e amigo de Lúcio Flávio.

“Lúcio Flávio. Líder nato na democracia e com posição de combate. Nosso apoiador e multiplicador do nosso conselho político. Não tenho palavras para descrever o sentimento de que perdemos uma pessoa importante na nossa vida. Estou muito triste” ,postou o vereador eleito e ex-presidente do PT Sidi Cardoso.

Morre o fotógrafo Evandro Teixeira, autor de fotos históricas do país

Um dos criadores do Minuano da Canção

Além da militância política, Lúcio Flávio Lautenschalager teve participação na cultura local. Em 2002, ele foi um dos idealizadores do Minuano da Canção Nativa, festival nativista que substituiu a Tertúlia Musical Nativista em um período em que esta deixou de ser realizada.

Depois da primeira edição, o empresário rompeu com os outros idealizadores do festival. O Minuano da Canção teve um total de seis edições em Santa Maria.

Despedida

Lúcio Flávio está sendo velado na Capela Araucária – Memorial São Martinho. Às 17h30min o corpo será levado para cremação no Crematório Santa Rita. Ele era pai da jornalista Nathália Ruviaro e de Caio Flavio. Ele também tinha netos.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn