Pauta da igualdade racial será uma das bandeiras da psicóloga na Câmara Municipal
JOSÉ MAURO BATISTA – PARALELO 29
Campeã de votos na eleição para a Câmara de Vereadores de Santa Maria, a psicóloga Alice Carvalho, 28 anos, terá o combate ao racismo e a luta pela igualdade racial como principal bandeira do seu mandato. Ela será a primeira vereaora do PSOL em Santa Maria.
Alice fez 4.129 votos e será a única parlamentar negra na próxima legislatura. Também é a primeira mulher negra a ser eleita titular de uma cadeira na história da Câmara Municipal.
As outras mulheres negras que assumiram – Pastora Lorena (PSDB) e Maria Rita Py Dutra (PC do B) ficaram na suplência, apesar de terem assumido no Legislativo.
“No último período a gente viu diversas manifestações. Santa Maria tem um histórico de casos de racismo na Universidade, tem caso de racismo em supermercado. Explícitos ou implícitos, de alguma maneira, a população negra é muita atacada”, diz a vereadora.
Ela se refere a casos de racismo denunciados dentro da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e que ganharam e repercussão e a pelo menos duas situações ocorridas em dois supermercados da cidade.
Voz às comunidades periféricas
No Legislativo, a vereadora eleita diz que pretende dar voz às comunidades periféricas e transformar seu gabinete em um espaço para acolhimento de vítimas de racismo e de denúncias.
Mas Alice disse que é preciso ir além disso para combater o chamado racismo estrutural. Segundo ela, há outras manifestações do racismo, como, por exemplo, quando se nega “o direito à cidade à população negra”. Ela cita como exemplo o preço da tarifa de ônibus e à dificulade de acesso dos negros aos serviços básicos, como saúde.
Esta é a segunda eleição em que a militante do PSOL conquista a maior votação em Santa Maria concorrendo à Câmara. Em 2020, Alice também foi a campeã nas urnas, obtendo 3.371 votos. No entanto, ela não conseguiu a cadeira porque o PSOL não atingiu o coeficiente eleitoral.
“Vamos levar os movimentos sociais para dentro da Câmara”, diz Alice Carvalho, campeã de votos
Instalação polêmica de vidro na Câmara
No bate-papo com José Mauro Batista e Rodrigo Dias, Alice Carvalho também fala de outras questões como a polêmica instalção de um vidro separando vereadores e público na Câmara.
A instalação, na gestão do atual presidente, Manoel Badke (União Brasil), ocorreu depois de uma manifestação com ocupação do plenário da Casa durante a votação de projetos de lei polêmico, no ano passado. Alice estava entre os manifestantes.