O governo estadual firmou contrato, nesta quinta-feira (24), com uma empresa para reforma em um dos blocos do Hemocentro Regional de Santa Maria (Hemorgs). O valor do contrato é R$ 29,4 mil para a execução do serviço, que deverá começar em 15 dias.
Conforme a coordenadora do Hemocentro Regional, Sandra Mara da Silveira, a reforma ocorrerá em parte do telhado e proporcionará melhor aproveitamento dos espaços que apresentam pontos de infiltração.
Ainda segundo ela, a obra também trará “melhores condições de funcionamento dos laboratórios onde são feitas as compatibilidades sanguíneas, processamento e distribuição de sangue”.
COVID: Vacinação chega aos 41 anos em Santa Maria
Rede de distribuição de sangue
A diretora do Departamento Estadual de Sangue e Hemoderivados (DESH), Katia Brodt, informou que a recuperação das instalações do Hemocentro de Santa Maria integra diretrizes da Política Estadual de Sangue e Hemoderivados que prevê, entre outras ações, a melhoria da rede de coleta de sangue no Rio Grande do Sul.F
“Essa obra é importante para a manutenção das atividades e cumpre todos os requisitos da legislação vigente”, ressalta a diretora.
“Os reparos no prédio são muito necessários para o melhor funcionamento da nossa rede de sangue e para a nossa região, nos dando melhores condições de trabalho e segurança”, afirma a coordenadora da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Fabrícia Costa.
Prefeitura testará cães para identificar casos de leishmaniose em SM
Sangue para 54 municípios
O Hemorgs foi inaugurado em 11 de abril de 2008 com capacidade inicial para coletar 500 bolsas de sangue por mês, passando a coletar duas mil bolsas mensais, beneficiando 1,68 milhão de pessoas de 54 municípios.
O complexo tem 1,1 mil metros quadrados abriga laboratórios, consultórios, salas administrativas e sala de esterilização e lavagem.
(Com informações do governo do RS)