O prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) entregou ao comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, uma lista de 14 projetos em andamento em Santa Maria, entre elas a construção de um novo campo de instrução em Itaara.
Pozzobom reforçou a candidatura de Santa Maria para receber a nova Escola de Formação de Sargentos das Armas (ESA).
PARALELAS: Isenção para a ESA começa a tramitar na Câmara
De 14 projetos, 9 beneficiam a ESA
No encontro, realizado no final da tarde de terça-feira (6), o prefeito apresentou uma relação de projetos com obras de infraestrutura, entre elas ampliação do Aeroporto Municipal, duplicação da RSC-287 (Faixa Nova de Camobi) e conclusão da perimetral Dom Ivo.
Especificamente para o Exército, Pozzobom sinalizou com nove projetos, que estão na lista dos 14 apresentados.
Além do campo de instrução de Itaara, a prefeitura promete ampliar as redes de água, de esgoto e de energia elétrica no bairro Boi Morto, área oferecida para a ESA.
Giro em SM: pandemia, Kit Covid, ESA e novidades políticas
PROJETOS APRESENTADOS AO EXÉRCITO

- Ampliação na rede de água e esgoto na região do bairro Boi Morto, onde ficará a sede da Escola de Sargentos
- Ampliação da capacidade da rede de energia elétrica na região do bairro Boi Morto
- Ampliação do Aeroporto Municipal
- Busca pelo acréscimo de linhas aéreas diretas entre Santa Maria e São Paulo
- Implementação do Plano Setorial, por meio de Projeto de Lei 9204/2021, para possibilitar a construção de uma nova Vila Militar, no bairro Caturrita, de acordo com os moldes pretendidos pelo Exército Brasileiro
- Isenção de cobrança do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) na construção das edificações destinadas à Escola de Sargentos. O projeto foi aprovado pela Câmara de Vereadores e já é lei no Município
- Instalação de sistema de videomonitoramento na Escola de Sargentos e na nova Vila Militar
- Possibilidade de aplicação de R$ 50 milhões do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) em obras de infraestrutura ligadas à Escola de Sargentos
- Duplicação da RSC-287, que liga Santa Maria a Porto Alegre
- Construção de um novo campo de instrução em Itaara
- Pavimentação da Rua Irmã Dulce para melhorar o acesso à região dos quartéis
- Reconstrução da ponte do Colégio Militar
- Conclusão da Perimetral Dom Ivo Lorscheiter, que vai ligar a Estância do Minuano à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Deputados foram a Brasília reforçar campanha pela ESA
R$ 50 milhões em infraestrutura
Oferece, ainda, a possibilidade de destinação de R$ 50 milhões do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) em obras de infraestrutura relacionadas à ESA.
A prefeitura de Santa Maria também reiterou a proposta de construção de uma nova Vila Militar, no bairro Caturrita, para atender exclusivamente famílias de militares da ESA. O projeto de lei está na Câmara de Vereadores.
Por outro lado, a Câmara já aprovou a isenção, de parte da prefeitura, de Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) para construção das edificações da ESA.
Firmando compromisso
A reunião entre Pozzobom, o governador Eduardo Leite (PSDB) e representantes do Exército ocorreu no final da tarde terça-feira (6), em Porto Alegre, e teve como pauta especifica a nova sede da ESA, que também é disputada por Ponta Grossa (PR) e Recife (PE).
As partes assinaram um contrato de compromissos para oficializar o comprometimento tanto do governo estadual quanto da prefeitura de Santa Maria para atender os requisitos apontados pelo Exército.
“Nós demonstramos o que são Santa Maria e o Rio Grande do Sul, para que os militares tenham certeza de que Santa Maria está pronta receber a Escola de Sargentos”, afirmou Pozzobom.
11 temas polêmicos na visão dos três deputados de SM
Comandante do Exército elogia
Já o comandante do Exército Brasileiro disse estar impressionado com a campanha em defesa da instalação da ESA, que reúne governos, políticos, empresários e comunidade.

“Que coisa linda ver a sociedade e os governos unidos. É um alento muito grande para nós. Como é bom ver Estado e Município engajados dessa forma no projeto”, disse o comandante do Exército, ressaltando a tradição militar da cidade.
Prefeitura isenta empresas de ISSQN e reduz tarifa nos domingos e feriados
Governador reforçou apoio
Por sua vez, o governador reforçou que tanto Santa quanto o governo gaúcho estão empenhadas em acolher a nova sede da Escola de Sargentos.
“Não faltarão esforços para que os senhores estejam seguros da decisão da escolha da cidade que receberá a nova estrutura da Escola”, ressaltou Leite.
Jorge Pozzobom: o que propõe o plano de governo
Exército visitará concorrentes
Essa foi a primeira visita do general Paulo Sérgio ao Rio Grande do Sul após ter assumido o cargo há cerca de dois meses e meio. Segundo ele, a divulgação de qual será a cidade escolhida para ser sede da nova Escola de Sargentos deve ocorrer a partir de agosto.
Na quinta-feira (8), o general Paulo Sérgio visitará as unidades militares de Santa Maria, para outras análises técnicas, e nas próximas semanas, visitará os outros dois municípios que estão na disputa.
Apenados de Santa Maria fazem manutenção de quatro praças
Investimento de R$ 1,2 bilhão
A Escola de Sargentos, conhecida pela sigla ESA, é responsável pela formação de sargentos de carreira das armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações do Exército, e seleciona, por concurso público, jovens de todo o Brasil.

Atualmente, a ESA funciona descentralizada, com unidades em várias cidades brasileiras, incluindo Três Corações (MG). A ideia do Exército é unificá-la em um município apenas, com estrutura totalmente moderna.
O investimento da Escola de Sargentos, de acordo com informações obtidas pela administração municipal, vai girar em torno de R$ 1,2 bilhão em construções, além de agregar um público consumidor de cerca de 6 mil pessoas, entre 1,5 mil funcionários, 2,4 mil alunos e seus familiares.
Como será a nova perimetral de Santa Maria
Injeção de R$ 300 milhões por ano
O objetivo do Exército é construir uma escola única, capaz de agregar a atual formação de sargentos de forma descentralizada em diferentes locais do país, reunindo cerca de 2,2 mil alunos.

De acordo com o comandante Paulo Sérgio, a expectativa é de que a instituição envolva mais de 3 mil pessoas e seja capaz de injetar cerca de R$ 300 milhões por ano na economia do local onde for construída.
Reforma do Parque Itaimbé começa por calçadas
Santa Maria oferece duas áreas
Para isso, Santa Maria está disponibilizando um terreno com área mínima de 2 quilômetros quadrados próximo ao espaço urbano para a construção do prédio destinado às atividades teóricas.
Igualmente, disponibilizará outra área de 50 quilômetros quadrados anexo para as práticas de ensino.
(Com informações da Secretaria Extraordinária de Comunicação da prefeitura de Santa Maria)