Paralelo 29

Schuch lidera lista para reitor da UFSM. Oposição ficou fora

Conselhos superiores definiram lista tríplice/Foto: UFSM, Divulgação

O atual vice-reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Luciano Schuch, lidera a lista tríplice de candidatos a reitor da instituição que será encaminhada ao Ministério da Educação. A lista será composta, ainda, pelas duas candidatas que também representam a atual gestão.

Na votação dos conselhos superiores da UFSM, realizada na manhã desta quarta-feira (28), 42 conselheiros votaram em Schuch. A reunião dos conselheiros pode ser conferida aqui.

Schuch lidera lista, seguido de Matha (à esq.) e de Cristina (à dir.) /Foto: Reprodução

Em segundo lugar, ficou a atual chefe de Gabinete do Reitor, Martha Adaime, com 32 votos. Com 29 votos, a professora Cristina Nogueira completa a lista tríplice.

Conselhos da UFSM definem nesta quarta lista para a Reitoria

 VOTAÇÃO PARA REITOR

  • Luciano Schuch – 42 votos
  • Martha Adaime – 32 votos
  • Cristina Nogueira – 29 votos
  • Rogério Koff – 17 votos
  • Em Branco – 0
  • Nulo – 1

GIRO DO PARALELO: Eleição da UFSM em alta tensão

Oposicionista ficou em último lugar

O candidato de oposição à atual gestão, professor Rogério Koff, ficou em quarto e último lugar, com 29 votos.

Chapa de oposição ficou fora da lista/Foto: Reprodução

No total, 121 dos 124 conselheiros votaram para formar a lista tríplice que será, agora, encaminhada ao Ministério da Educação (MEC) para que o presidente da República defina o futuro reitor.

Na votação para o cargo de vice-reitor, Martha Adaime recebeu 49 votos, Schuch ficou com 33, e Cristina Nogueira, com 23.

Comissão eleitoral homologa quatro nomes para Reitoria da UFSM

VOTAÇÃO PARA VICE-REITOR

  • Martha Adaime – 49 votos
  • Luciano Schuch – 33 votos
  • Cristina Nogueira – 23 votos
  • Genesio da Rosa – 13 votos
  • Em Branco – 1
  • Nulo – 2

Em último lugar, com 13 votos, ficou Genésio Mario da Rosa, professor do campus de Frederico Westphalen e vice de Koff.

Participaram da votação desta quarta-feira, os representantes do Conselho da Comunidade (Consum), do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e do Conselho de Curadores.

Candidato a reitor da UFSM pede impugnação de concorrentes

Agora é com o governo federal

Nesta quinta-feira (29), a UFSM divulgará o resultado final da lista tríplice para o cargo de reitor, que será, então, encaminhada ao governo federal.

A partir daí, as expectativas ficam por conta do nome que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) escolherá para comandar a UFSM nos próximos quatro anos (de 2022 a 2025).

A definição deverá ocorrer até o final deste ano, já que o mandato do atual reitor, Paulo Burmann, se encerrará em 27 de dezembro.

Nome tem que estar na lista

O presidente poderá escolher qualquer um dos nomes que compõem a lista tríplice, não obrigatoriamente o mais votado. Porém, não pode nomear um reitor fora dessa lista, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Futuro reitor/a vai comandar UFSM até 2025/Foto: Carol Lemos, UFSM

Foi um freio em Bolsonaro, que estava nomeando interventores alinhados com sua visão ideológica para comandar as universidades federais.

Pelas regras da eleição, o futuro reitor é quem escolherá o seu vice, entre os nomes mais votados para o cargo.

Em processo conturbado, UFSM definirá seu futuro reitor

Uma campanha tumultuada

A campanha para a Reitoria da UFSM foi bastante tumultuada, inclusive com ações na Justiça questionando o processo e as chapas da situação.

A última delas, inclusive, ainda não teve o mérito julgado. Essa ação pede a impugnação das inscrições de Schuch, Martha e Cristina.

Schuch já havia sido o mais votado em uma pesquisa de opinião realizada em junho, da qual Rogério Koff não participou. O candidato de oposição só entrou na disputa pelo cargo de reitor na eleição dos conselhos superiores.

A disputa pela Reitoria dividiu a comunidade universitária em dois grandes campos político-ideológicos, com os representantes da atual gestão à esquerda, e o representante da oposição, com o apoio de setores de direita, com forte apoio dos seguidores do atual presidente da República.

Schuch tem mais votos na consulta para ser reitor da UFSM

“Processo positivo”, diz atual reitor

Na avaliação do reitor Paulo Burmann, o processo foi positivo, “democrático, respeitoso e com visão institucional”.

Atual reitor, Burmann encerra mandato em dezembro/Foto: UFSM, Divulgação

 “O resultado que temos hoje é fruto da participação e da maturidade da comunidade e dos conselhos superiores, que têm preocupação, cuidado e compromisso com o futuro da instituição”, disse Burmann.

Por fim, Burmann disse esperar que o governo federal respeite a lista tríplice e nomeie o atual vice-reitor como seu sucessor.


Candidato de oposição inscreve chapa para a Reitoria da UFSM

Koff deseja forte a adversários

O candidato da oposição disse que fez a sua parte no processo e reconheceu o resultado da votação dos conselheiros como “justo”.

“Os conselheiros votaram em quem quiseram. Desejo sorte ao reitor ou reitora que for escolhido pelo presidente”, disse Koff ao Paralelo 29.

(Com informações da UFSM)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn