Uma empresa de Minas Gerais será a responsável pelo castramóvel em Santa Maria. Segundo a Prefeitura, a Ninagut Consultoria Veterinária, de Uberlândia, venceu a licitação para o serviço, que custará R$ 310.800.
Nos próximos dias, uma equipe da Superintendência de Bem-Estar Animal entrará em contato com representantes da empresa para detalhar como será o funcionamento do castramóvel.
Santa Maria: aberta licitação do castramóvel; ONGs podem se inscrever para intermediar
Castração começará com cachorras e gatas
Depois disso, a Prefeitura de Santa Maria assinará a ordem de serviço para início dos trabalhos. Inicialmente, o castramóvel será utilizado para castrar fêmeas de animais de pequeno porte (cães e gatos), já que elas costumam apresentar mais problemas reprodutivos, como tumores, infecções e câncer de mama.
SM: ONGs podem se inscrever para participar de projetos da causa animal
Segundo o superintendente de Bem-Estar Animal da Prefeitura de Santa Maria, Alexandre Caetano, a técnica a ser utilizada consiste na retirada de ovários e útero dos animais.
Ainda segundo a Superintendência, o serviço terá como foco a castração de cães e gatos de famílias em situação de vulnerabilidade social.
(Com informações da Secretaria Extraordinária de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)