Paralelo 29

Mesa Brasil, programa de combate à fome, tem nova sede em SM

Foto: Alex Caceres, SEC, PMSM

A Prefeitura de Santa Maria e o Serviço Social do Comércio (Sesc) inauguraram na tarde desta terça-feira (29) o novo prédio do Mesa Brasil Sesc, programa que recolhe e entrega doações a instituições sociais de 18 municípios da região.

Alugada pela Prefeitura de Santa Maria e administrada pela equipe do Sesc, a nova sede do Mesa Brasil fica na Rua Agostinho Scolari, 215, no Bairro Urlândia, na zona Sul da cidade.

Em discurso na inauguração, o secretário municipal de Desenvolvimento Social, João Chaves, destacou que o aluguel do espaço faz parte dos investimentos da Prefeitura de Santa Maria para promover o combate a fome na cidade.

Santa Maria oferece 300 vagas em cursos profissionalizantes

Santa Maria tem sete cozinhas comunitárias

Chaves também ressaltou que o Restaurante Popular Dom Ivo Lorscheiter, que vende refeição (almoço) a R$ 3, estava fechado e foi reaberto pela administração. Além disso, Santa Maria conta com sete cozinhas comunitárias.

“Quando assumimos, em 2017, tínhamos um Restaurante Popular fechado há quatro anos. Conseguimos reabrí-lo. Temos uma parceria com o Banco de Alimentos. Faltava completar o ciclo com o apoio ao Mesa Brasil”, afirmou.

Vem aí a Festa do Peixe, Pão e Vinho em Boca do Monte

40 toneladas de alimentos distribuídas em 2022

Ao longo de todo o ano passado, o programa Mesa Brasil arrecadou e distribuiu cerca de 340 toneladas de alimentos. Em 2022, em apenas três meses, esse número já chega a 40 toneladas.

De acordo com o gerente do Sesc Centro, Flávio Dias, o prédio vai possibilitar que o grande volume de doações arrecadado seja armazenado quando for necessário.

Até então, todas as entregas precisavam ser feitas no mesmo dia em que eram recolhidas, pois não havia onde guardá-las. A sede do programa funcionava junto à unidade do Sesc em Santa Maria, na Avenida Itaimbé, localizada no Parque Itaimbé, no Bairro Centro.

“O Mesa Brasil existe há 16 anos em Santa Maria. Porém, precisávamos de uma estrutura física que comportasse a enorme quantidade de doações que recebíamos. Na pandemia, por exemplo, a nossa atuação triplicou. Às vezes, tínhamos de diminuir a arrecadação porque não tínhamos como armazenar. Agora, temos esse espaço maravilho que vai comportar toda a nossa demanda”, explicou Dias.

Supermercados mostram novidades em evento em Santa Maria

A nova sede do programa social


 
O prédio tem um andar e 308 metros quadrados de área. No futuro, o local também receberá o setor administrativo do programa. O Sesc pretende instalar uma cozinha pedagógica no espaço e oferecer cursos na área da nutrição, além de outras ações educativas e socioambientais.  

A Prefeitura de Santa Maria e o Sesc possuem um termo de cooperação que viabiliza a existência do Mesa Brasil no Município. Para a nutricionista da Secretaria de Desenvolvimento Social, Thais Xavier da Silva, a parceria aumenta a cobertura do Poder Público para a população em vulnerabilidade. 

Cadastre-se no Programa Nota Fiscal Gaúcha e concorra a prêmios

“Esse programa funciona como um braço da Prefeitura, arrecadando os alimentos em condições para o consumo e levando para as instituições sociais, que, por sua vez, conhecer a realidade das comunidades e atendem os cidadãos que estão em insegurança alimentar. O termo de cooperação entre a Prefeitura e o Sesc vem para facilitar o acesso a uma alimentação saudável e de qualidade que é fornecida pelas instituições sociais, entre elas as cozinhas comunitárias que funcionam com projetos e convênios com a Secretaria de Desenvolvimento Social”, comentou Thais. 

(Com informações da Secretaria Extraordinária de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn