A comissão especial que analisa o Projeto de Lei Complementar 1001, de 2022, que altera a Lei 100, de 2015, que instituiu projeto setorial para a implantação da ampliação do Hospital São Francisco de Assis, realizou audiência pública para debater a matéria com a sociedade na noite de quinta-feira (22), no Plenário da Câmara de Vereadores de Santa Maria. A partir de agora, está aberto o prazo de 15 dias para a apresentação de emendas e sugestões ao projeto.
A pró-reitora de administração e Finanças, Inacir Pederiva, disse que educação e saúde caminham juntos e que Santa Maria está precisando de investimentos nessas duas áreas. Já o procurador geral do município, Guilherme Cortez, declarou que o Executivo entendeu que as medidas do projeto precisavam ser readequadas e que as medidas mitigadoras precisam estar de acordo com o projeto e que essa readequação foi acordada entre os técnicos da Prefeitura e do Hospital São Francisco de Assis.
O relator da matéria, vereador Tubias Callil (MDB), leu o projeto. Antes de iniciar a leitura, o parlamentar reclamou da morosidade do município para a execução de alguns projetos.
“Nós estamos discutindo um assunto que iniciou há oito anos. É inaceitável isso”, destacou o vereador, enfatizando que o projeto começou a ser discutido ainda no governo Cezar Schirmer (PMDB).
O vice-presidente da comissão especial, vereador Pablo Pacheco (PP), salientou que a legalidade da matéria já foi aprovada por outra comissão do parlamento anteriormente e que o objetivo da comissão especial é analisar as medidas mitigadoras.
“A Scalifra vai ficar responsável para que a obra não impacte o entorno”, destacou o vereador, ressaltando que as medidas mitigadoras são de responsabilidade da Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis (Scalifra), empreendedora da obra.
A presidente da comissão, vereadora Luci Duartes (PDT), Tia da Moto, destacou a importância da ampliação do hospital para a saúde e também para a educação. A audiência foi transmitida, ao vivo, pelo Canal 18.2. Você pode conferir na íntegra clicando aqui.
(Com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Santa Maria)