Paralelo 29

Santa Maria vai decretar situação de emergência por causa da estiagem

Foto: Ariéli Ziegler, SEC, PMSM

A Prefeitura de Santa Maria anunciou que irá decretar situação de emergência no município por conta da estiagem. A assinatura do decreto será nesta quinta-feira (29), às 10h, no Gabinete do Prefeito.

Até o momento, 24 municípios gaúchos decretaram ou irão decretar situação de emergência, conforme o governo do Rio Grande do Sul, sendo que nove deles pertencem à Região Central ou estão na área de abrangência de Santa Maria.

Para mais informações sobre a estiagem que já assola municípios do Rio Grande do Sul, confira: https://defesacivil.rs.gov.br/estiagem.

MUNICÍPIOS QUE JÁ PEDIRAM AJUDA

AGUDORegião de Santa Maria

BENJAMIN CONSTANT DO SUL

CERRO BRANCO

CERRO GRANDE

CRISTAL DO SUL

CRUZ ALTARegião de Santa Maria

HERVAL

JARIRegião de Santa Maria

JÚLIO DE CASTILHOSRegião de Santa Maria

LIBERATO SALZANO

MAÇAMBARÁ

MANOEL VIANA

PALMITINHO

PINHAL

REDENTORA

ROLADOR

SANTA MARIARegião de Santa Maria

SÃO GABRIELRegião de Santa Maria

SÃO MARTINHO DA SERRARegião de Santa Maria

SÃO PEDRO DAS MISSÕES

TOROPIRegião de Santa Maria

TUPANCIRETÃ Região de Santa Maria

Estiagem já atinge pelo menos 24 municípios gaúchos que amargam prejuízos na agricultura/Foto: Divulgação Defesa Civil do RS

Tupanciretã foi o primeiro a decretar emergência

Tupanciretã foi o primeiro a protocolar pedido de reconhecimento da situação de emergência no Sistema Integrado de Informações de Desastres (S2ID). O encaminhamento foi em 1º de dezembro.

O processo de Tupanciretã já foi concluído: o governo do Estado e o governo federal reconheceram a situação de emergência, o que torna o município apto a solicitar recursos para atender a população atingida, sobretudo no meio rural.

As ações envolvem restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura. Com a chuva ocorrendo de forma pouco expressiva e com as temperaturas se elevando, existe a possibilidade do agravamento da situação de estiagem.

A Defesa Civil do RS produziu uma série de materiais informativos para auxiliar a população e os gestores municipais a lidarem com a situação de emergência por conta da estiagem no Estado. Entre as recomendações,  uma das principais é a utilização consciente de água por toda a população.

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA ECONOMIZAR ÁGUA

• Não lavar a calçada e nem o carro
• Evitar desperdícios em geral
• Evitar banhos demorados
• Molhar as plantas somente com o regador

Santa Maria distribui água em distritos e bairros

Conforme boletim divulgado pela Prefeitura na segunda-feira (23), com dados da Defesa Civil Municipal, quase mil santa-marienses dependem de água potável nos nove distritos de Santa Maria e em cinco bairros do município. Atualmente, são 121 pontos de distribuição de água e 349 famílias atendidas. Confira aqui material publicado no site da Prefeitura de Santa Maria.

(Com informações do governo do RS e da Secretaria Extraordinária de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn